Embrapa Acre
Mercado de abacaxi ornamental: uma comparação entre dois grupos de consumidores.
Mercado de abacaxi ornamental: uma comparação entre dois grupos de consumidores.
Autoria: CONCEIÇÃO, K. S.; GUERREIRO, M. S. S.; SOUZA, F. V. D.; CARDOSO, C. E. L.
Resumo: A produção e o comércio de abacaxi ornamental emergem como uma alternativa promissora e com grandes potencialidades. Devido à sua diversidade essa fruta ganha destaque no mercado e na preferência do consumidor. O comportamento do consumidor pode ser influenciado por fatores culturais, ambientais, sociais, pessoais e psicológicos. As pessoas provenientes da mesma subcultura, classe social e ocupacional podem levar estilos diferentes de vida. Portanto, a manifestação de grupos consumidores frente aos atributos relevantes no mercado de abacaxi ornamental pode ser diferente. Diante disso este trabalho tem como objetivo comparar os dados obtidos no VI Simpósio Internacional de Abacaxi, realizado em João Pessoa (PB) e na III EXPOFLORES, realizada no município de Cruz das Almas (BA), demonstrando como se comportam diferentes grupos de consumidores, em relação aos atributos de mercado do abacaxi ornamental, como uma estratégia para orientar programas de melhoramento, sistemas de produção e comercialização.
Ano de publicação: 2010
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Mandioca e Fruticultura
Palavras-chave: Abacaxi ornamental, Ananas, Etudo de mercado, Método de survey