Embrapa Agrossilvipastoril
Nova seção do “Hortaliça não é só Salada” permite reprodução gratuita de cartilhas e de outras peças alusivas ao consumo de hortaliças
Nova seção do “Hortaliça não é só Salada” permite reprodução gratuita de cartilhas e de outras peças alusivas ao consumo de hortaliças
O site "Hortaliça não é só Salada" ganhou uma nova seção. Ao lado das já conhecidas - 50 Hortaliças, Receitas, Hortaliças e Saúde, Hortaliças e Desperdício, O Melhor das Hortaliças, Hortaliças nas Refeições e Publicações - o site conta agora com a seção “Divulgue”.
A pesquisadora da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) Milza Lana, idealizadora do site e responsável pelo conteúdo das seções, explica que o objetivo da seção “Divulgue” é ampliar o acesso às informações contidas na página através da disponibilização de materiais promocionais que podem ser utilizados gratuitamente por quaisquer pessoas ou instituições interessadas em promover o consumo de hortaliças e a redução do desperdício desses alimentos.
A mais recente integrante da família, por sua vez, apresenta três vertentes alinhadas conceitualmente: um selo com a logomarca do site para ser utilizado pelo produtor e/ou pelo comerciante em seus produtos; a seguinte diz respeito ao acesso para impressão de todas as cartilhas do Hortaliça não é só Salada; por último, como na vertente anterior, ferramentas para acesso aos cartazes produzidos a partir de temas do site – a exemplo do “Hortaliças em todas as Refeições” ou “Ponha esse Verde no seu Prato” – para livre reprodução.
Com relação à primeira vertente, relativa ao selo com a logomarca do “Hortaliça não é só Salada”, a pesquisadora informa que foi levado em consideração o fato da embalagem de um produto constituir um dos melhores canais de divulgação que podem ser utilizados.
Dessa forma, na embalagem da própria hortaliça ou na gôndola do supermercado, a logomarca - que mostra o endereço que dá acesso direto ao site – está disponível para ser baixada e impressa pelo comerciante ou produtor -, “não necessitando de autorização da Embrapa”.
“Se uma pessoa estiver em um supermercado e houver na ocasião uma promoção de alho-poró, o preço está bom e o produto está bonito, mas ela não sabe como preparar receitas com essa hortaliça, a logomarca do site na embalagem vai permitir o acesso a formas de preparo do produto, assim como maneiras de congelamento”, exemplifica Milza.
Com relação às cartilhas, a ideia é que as instituições públicas e privadas que tenham interesse em imprimir esse material para ser utilizado em algum evento, ou para acervo próprio, possam fazer uso “sem quaisquer restrições das coleções, criadas a partir de 1999”. As informações sobre os passos que devem ser seguidos pelos interessados encontram-se na própria seção “Divulgue”. “A permissão não envolve qualquer condicionante financeira e a empresa interessada pode incluir sua logomarca nas cartilhas impressas, mediante a assinatura de um contrato de patrocínio”.
Na terceira parte da seção, referente aos cartazes, a proposta é disponibilizar para usos diversos, tanto para uso em eventos sobre temas relacionados à alimentação saudável e redução do desperdício, como para divulgar em redes sociais. “O mais comum é se pensar a hortaliça como complemento do almoço e do jantar, e os cartazes mostram justamente que a versatilidade desses alimentos permite incluí-los em todas as refeições do dia. Eles também convidam as pessoas a experimentarem hortaliças diversas, quebrando a monotonia na direção de uma alimentação saborosa”, observa a pesquisadora.
Contribuição às políticas públicas
A seção “Divulgue” é uma ação da Embrapa Hortaliças alinhada aos objetivos de apoiar campanhas educativas, atividades de comunicação e divulgação de boas práticas junto à população - visando prevenir o desperdício de alimentos e estimulando o consumo de alimentos saudáveis - preconizadas pelo Ministério da Saúde, Câmara interministerial de Alimentação e Nutrição e pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Colaboração
A nova seção do site “Hortaliça não é só Salada” contou com a participação, na parte de design gráfico, do analista e atual chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia Henrique Carvalho e com a colaboração da Gerência de Comunicação e Informação da Embrapa Sede nas pessoas de Nilda Sette, supervisora de Editoria e Produção (EPRO) e de Leandro Fazio, que atua na área de produção gráfica.
Anelise Macedo (MTB 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças
Contatos para a imprensa
hortalicas.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3385.9109
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/