23/03/16 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa promove evento para atacadistas na Ceasa Campinas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Anapaula Rosário Lopes

Anapaula Rosário Lopes -

Você prefere banana nanica, prata ou maçã? Quais as características que o consumidor leva em consideração quando escolhe as frutas que leva para casa? Como as preferências do consumidor se refletem na compra dos varejistas junto aos atacadistas e como os atacadistas influenciam os produtores diante de tantas variáveis? E no final das contas, ou melhor, no começo de tudo, como os produtores se norteiam para decidir qual variedade eles vão produzir?

As relações da cadeia produtiva e o mercado funcionam como um círculo e é preciso um esforço contínuo para compreender e atender melhor às demandas de todos estes elos da cadeia, diz Ana Paula Vaz, pesquisadora no Escritório de Campinas, da Embrapa Produtos e Mercado. De olho nesta premissa, a Embrapa tem procurado conhecer cada vez mais todos esses clientes.

Essa semana, por exemplo, realiza um evento voltado aos atacadistas da CEASA de Campinas para uma demonstração da banana BRS Platina, com o objetivo de apresentar suas características quanto à resistência a pragas e doenças, à produtividade, sabor e aparência.

Este encontro será oportuno para fortalecer as relações entre a pesquisa e o mercado atacadista, abrindo mais um canal de comunicação.

Sobre a BRS Platina

Desenvolvida pela Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), é uma variedade de banana que possui características semelhantes às da banana Prata Anã, tanto na forma quanto no sabor, porém, produz maior número de frutos e pencas. Outra diferença é que ela deve ser colhida mais precocemente do que a "Prata Anã", aproximadamente 90 dias após a emissão dos cachos. Apresenta alta resistência às principais doenças da cultura como a Sigatoka-amarela e o Mal-do-Panamá. O rendimento de frutos da cultivar é de aproximadamente 90%, o que representa maior lucratividade ao produtor. com o mesmo manejo cultural que se aplica à "Prata Anã".

Durante o evento no Ceasa haverá também uma degustação para os atacadistas e será aplicada uma pesquisa para subsidiar estratégias de mercado tanto para a banana BRS Platina quanto para outros produtos da empresa.

Serviço:

Evento: Encontro com atacadistas e apresentação da banana BRS Platina.

Data: 23 de março de 2016.

Local: Ceasa Campinas.

Vera Scholze Borges (MTb/SP – 72462)
Embrapa Produtos e Mercado

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3749-8888

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferencia-de-tecnologianegocios2016