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Embrapa lança 2ª edição do livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil

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Foto: Agência de Notícias - Embrapa

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Embrapa lança 2ª edição do livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil

Com o objetivo de reunir as informações geradas em mais de 50 anos de pesquisa sobre a cultura do amendoim, a Embrapa lança a segunda edição do livro O Agronegócio do Amendoim no Brasil. A publicação aborda assuntos como o mercado, melhoramento genético, ecofisiologia, manejo, colheita e pós-colheita, principais doenças e seu controle, manejo de insetos-praga da cultura, aspectos nutricionais do amendoim e aplicação da biotecnologia na cultura.

A primeira edição foi lançada em 2005 e esgotada em menos de cinco anos. A publicação, revista e ampliada, ganhou mais quatro capítulos abordando temas como: propriedades bioquímica e funcional do amendoim, o potencial dessa cultivar no segmento de agroenergia, máquinas, bem como, implementos agrícolas utilizados na lavoura e aproveitamento dos subprodutos na alimentação animal.

Fruto de pesquisas da Embrapa e de instituições parceiras, a obra destina-se a técnicos, estudantes, pesquisadores e demais agentes multiplicadores envolvidos no agronegócio dessa oleaginosa.

A Embrapa Algodão iniciou as pesquisas com o amendoim em 1990, visando gerar tecnologias para a região Nordeste. Daí por diante, foram desenvolvidas quatro cultivares adaptadas a essa região e os sistemas de cultivo para as variedades lançadas.

O amendoim é bastante calórico, rico em óleo, proteínas, fibras e possui importância econômica em países como a China, Índia, Argentina e Estados Unidos, integrando cadeias de produção que envolvem confeitos e óleos vegetais. Na década de 1970, a produção da oleaginosa apresentou declínio no Brasil, devido a baixa rentabilidade econômica da cultura, em consequência de fatores tecnológicos, além da introdução da soja que, na época, liderou a produção de óleo e de subprodutos proteicos. Esse cenário se estendeu até a década de 1990. Para reverter o quadro, ocorreram outras mudanças tecnológicas na cadeia de produção do amendoim. Foram incorporadas novas cultivares, técnicas de manejo e colheita mecanizada. Um novo mercado se formou propondo transformação tecnológica, além de secagem artificial e a seleção eletrônica, que foram elementos primordiais para atender as novas exigências.

Serviço
Livro: O Agronegócio do Amendoim no Brasil, 2ª edição
Descrição: 585 páginas divididas em 14 capítulos
Preço: R$ 48,00
Venda: Livraria Embrapa

Edna Santos – Jornalista (MTB-CE 01700 JP)
Embrapa Algodão
(83) 3182-4361 / edna.santos@embrapa.br

Embrapa Algodão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/