Novos mercados, Paraguai e certificação abrem as discussões do Seminário Erva-mate XXI
Novos mercados, Paraguai e certificação abrem as discussões do Seminário Erva-mate XXI
A primeira manhã do Seminário Erva-mate XXI trouxe para debate as oportunidades e tendências do mercado internacional da erva-mate. Heroldo Secco Jr., da Mate Tea From Brazil, afirmou que a erva-mate ainda precisa formar uma imagem de produto confiável e de qualidade. "O mundo precisa conhecer os benefícios e a versatilidade do mate, mas também depende do setor se organizar para saber o que quer ofertar e também querer investir". O palestrante alertou para a oportunidade de "apresentar" o mate para a juventude, pelo potencial como produto natural. O estímulo ao mercado mundial também foi apresentado como oportunidade, em especial com a diversificação de produtos.
Ainda na parte da manhã, Victor Masloff, do Centro Yerbatero Paraguayo, falou sobre a situação da erva-mate naquele país. Masloff ressaltou que 92% dos produtores ervateiros do Paraguai são agricultores familiares, que precisam de mais trabalhos de transferência de tecnologia para que melhorem seu sistema de cultivo, além de incentivo à recuperação de ervais e também de novos plantios.
Fernanda Rodrigues, do Forest Stewardship Council – FSC, falou sobre as oportunidades de certificação do manejo de erva-mate. Para Fernanda, existem atualmente oportunidades de mercado para quem tem este tipo de selo. "As organizações cada vez mais demandam matérias primas de produtos certificados", explicou, mostrando que o setor ervateiro pode crescer atrelado à esta questão. No mundo, existem atualmente duas empresas com certificação FSC em erva-mate: Ervateira Putinguense (RS) e Sincol (SC). O FSC tem, no Brasil, cinco certificadoras acreditadas para avaliar o cumprimento de seus Princípios e Critérios, sendo que duas delas atualmente avaliam o manejo de erva-mate. O FSC estimula e certifica práticas que conciliam as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica.
O Seminário foi promovido pela Embrapa Florestas, Ibramate, Instituto de Florestas do Paraná, Instituto Emater Paraná, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná/Curitiba e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O evento teve patrocínio de: Chimarrão Bitumirim, Sindimate Paraná, Leão Alimentos e Bebidas, Heide Extratos Vegetais, Erva-mate Ximango, Golden Tree Reflorestadora, Menon e Veiga Arquitetura, Brehmer Equipamentos, Sanepar, Fundomate, Casa do Chimarrão, Chimarrão Shop, Chá da Serra, Monsanto BioAg e Restaurante Madalosso.
Entre os apoiadores institucionais: Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Epagri, Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Casa Familiar Rural de Cruz Machado, Matte Cultural, Museu Paranaense, Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA – Argentina), Instituto Nacional de la Yerba Mate (INYM - Argentina).
Veja a cobertura fotográfica do evento no perfil da Embrapa no Flickr. Clique aqui.
Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas
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