08/09/14 |   Transferência de Tecnologia

Parceria com Andav facilita acesso às tecnologias da Embrapa por distribuidores e produtores

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Matsuura

Fernando Matsuura - Representantes da Embrapa com um dos licenciados.

Representantes da Embrapa com um dos licenciados.

A Embrapa Produtos e Mercado, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, participaram do Congresso da Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários – Andav, em agosto, na cidade de São Paulo/SP, com o objetivo de articular parcerias de negócios entre seus licenciados e os distribuidores associados da Andav.

O Congresso, já em sua 4ª edição, reúne um público seleto que representa grande parte das instâncias decisórias das empresas e organizações ligadas à agroindústria, como: distribuidores de insumos agrícolas e veterinários, nutrição animal, além de empreendedores nacionais e estrangeiros que atuam ao longo de toda a cadeia agropecuária.

O formato de participação da Embrapa Produtos e Mercado no evento foi em estande na Exposição junto com alguns parceiros que apresentaram produtos licenciados da Embrapa, como por exemplo, as cultivares de feijão BRS Pérola; BRS Estilo, BRS Esplendor, BRS Notável e as de feijão especial BRS Realce e BRS Pitanga, produzidos pela Sementes Marambaia.

A Agrocinco Vegetable Seeds - empresa de sementes de hortaliças e frutas de alto rendimento, expôs as cultivares de maracujá BRS Gigante Amarelo (BRS GA), BRS Rubi do Cerrado (BRS RC) e BRS Pérola do Cerrado (BRS PC), que apresentam melhor resistência às principais doenças do maracujazeiro, além dos tomates BRS Zamir, BRS Portinari e BRS Nagai, este último extremamente tolerante a virose Vira-Cabeça.

A Animall Tag, empresa de equipamentos eletrônicos inovadores e de alta tecnologia, que desenvolveu em parceria com a Embrapa Pecuária Sudeste (ambas em São Carlos/SP), o Sistema AnimallTAG de identificação eletrônica de animais, também estava presente no estande.

Luis Galhardo, da Agrocinco, confirma a expectativa da Embrapa em relação à participação no evento. "O público deste evento é seleto e concentrado, portanto, cada representante da Andav que recebemos no estande, durante estes três dias, equivalem a visita de uma importante região e de um grande número de produtores que ali vivem e trabalham".

Galhardo acrescenta ainda que os contatos realizados na Exposição da  Andav valem muito, porque trata-se de uma oportunidade ímpar de falar diretamente com quem vende, isso economiza muito tempo e viagens de visitas a todos estes representantes.

Para Cíntia Ferreira, gerente comercial da Sementes Marambaia, o evento foi muito positivo. Ela informa que fizeram contatos com representantes comerciais de revendas da Andav de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará e Tocantins e estão articulando com seus representantes.

"Já temos inclusive uma visita às nossas instalações agendada para o próximo mês. Só o coordenador de uma das associadas vai nos indicar para seus 230 revendedores, fala entusiasmada".  Segundo a gerente comercial, este alcance é muito mais do que poderiam conseguir em outras ações de divulgação.

Daniel Martins de Oliveira, coordenador executivo da Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado (ADICER), regional da Andav em Patos de Minas (MG), é um articulador da iniciativa da Embrapa e esteve no estande conversando com os licenciados.

Ele conta que sua regional tem 53 associados que são proprietários de 95 distribuidoras registradas e certificadas na região noroeste do cerrado mineiro e já se propôs a articular com eles e utilizar um programa de desenvolvimento e capacitação para treinar os profissionais da regional em ações em prol da parceria.

Fernando Matsuura, gerente local do Escritório de Campinas da Embrapa Produtos e Mercado, diz que as metas de participação no evento foram atingidas, com foco na ampliação da rede de distribuição de produtos com tecnologia Embrapa, permitindo o acesso a um número cada vez maior de tecnologias pelo agricultor. Matsuura comenta ainda sobre a importância da articulação com diferentes elos das cadeias produtivas para acelerar o processo de disponibilização de tecnologias ao mercado.

Sobre a parceria

Gestores da Embrapa Produtos e Mercado e da Andav, veem se reunindo desde o ano passado para encontrar maneiras de colaboração mútua, já que a Embrapa gera tecnologias que fazem parte do negócio das associadas da Andav, como as sementes e mudas de várias espécies, fertilizantes e outros insumos, além de conhecimentos que podem ser utilizados por seus técnicos de campo, buscando ampliar o acesso aos produtos com tecnologia Embrapa pelos agricultores.

Para a formação desta parceria já foi assinado um Protocolo de Intenções com a finalidade de encurtar o caminho entre os conhecimentos e tecnologias da Embrapa e o homem do campo e também manter mais um elo de ligação para captar as demandas do produtor para a pesquisa agropecuária nacional  fortalecendo a distribuição de insumos para todo o Brasil.

Vera Scholze Borges (MTb/SP 72462)
Embrapa Produtos e Mercado

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3749-8883

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventotransferencia-de-tecnologia

Conteúdo relacionado

Tecnologias Ver mais

Produto: Cultivar convencional