02/10/14 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Brasil recebe o maior evento internacional de óleos essenciais em 2015

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Após dois anos de negociações, Humberto Bizzo, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos e especialista em análise e identificação de componentes de óleos essenciais e aromas conseguiu a aprovação da comissão organizadora do International Symposium on Essential Oils (ISEO), para a realização do evento em novembro de 2015, no Rio de Janeiro, em paralelo ao 8º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais.

A autorização ocorreu durante o 45º ISEO, recém-realizado em Istambul, onde Humberto apresentou parte de seus trabalhos envolvendo óleos essenciais do Cerrado brasileiro, resultado de uma parceria bem sucedida com o pesquisador Roberto Vieira, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e Cláudia Resenda, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Além de apresentar quatro trabalhos, Humberto destacou novidades em análise multidimensional, pelo uso de três cromatógrafos de gás, acoplados, e, até mesmo em quarta dimensão, pelo acoplamento extra de um cromatógrafo líquido. Técnicas hifenadas como esta, embora ainda em escala inicial e de operação complexa, certamente têm grande aplicação nos estudos de atividade biológica e bioacessibilidade, pois permitem a obtenção de padrões químicos puros, não disponíveis comercialmente, e cuja síntese é suficientemente complexa para ser conseguida a curto prazo.

Outro destaque, segundo Humberto, foi o uso de óleos essenciais e outros extratos voláteis como aditivos para rações, e as variações observadas na saúde e desenvolvimento dos animais estudados. Dados sobre redução de incidência de patologias, ordinariamente tratadas com antibióticos, reforçam a tendência do uso destes extratos como aditivos para rações. Estudos ligados ao encapsulamento de voláteis também mereceram a atenção do pesquisador. "A participação da equipe de pesquisadores em eventos internacionais, tanto para divulgação como para coletar ideias, prospectar tendências e estabelecer contatos técnicos, científicos e comerciais é de extrema relevância, divulga a marca da Embrapa e permite as articulações necessárias para convênios com empresas e captação de eventos científicos", conclui Humberto Bizzo.

Colaboração: Regina Lago e Humberto Bizzo

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21-3622-9600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

oleos-essenciais