Propostas e reivindicações no primeiro dia de Agroecol
19/11/14
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Agroecologia e produção orgânica
Propostas e reivindicações no primeiro dia de Agroecol
Durante o primeiro dia do Agroecol 2014, na quarta-feira,19 de novembro, foram montados cinco grupos de trabalho. Cada um apresentou o cenário geral de temas propostos, discutindo os principais problemas, as necessidades de avanços e as políticas públicas necessárias.
As reivindicações e propostas apontadas servirão como subsidio para a carta política que será redigida no final das atividades do seminário. A divisão de trabalhos ficou definida da seguinte forma:
Economia Solidária e Agroecologia: conquistas, desafios e perspectivas rumo ao desenvolvimento sustentável": grupo que trabalhará a relação da economia solidaria e a agroecologia, dois movimentos muito próximos, que estão se entrelaçando mais na tentativa de garantir a sustentabilidade dos agricultores mais frágeis.
Agroecologia: o que conquistamos, como e onde precisamos chegar: fazer uma avaliação da história, da luta e da construção da agroecologia tanto na América latina como no Brasil, dando ênfase ao Mato Grosso do Sul é o principal objetivo deste grupo de trabalho. Estas discussões servirão como base para traçar as ações que serão desenvolvidas nos próximos dois anos.
Os desafios enfrentados e demandas da sociedade para o desenvolvimento da Agroecologia: Este grupo debaterá os entraves que atrapalham o desenvolvimento das atividades agroecológicas. Serão discutidos temas ligados a posse da terra, contaminação por agrotóxicos, precariedade das comunidades tradicionais, conflitos em geral que interferem no avanço da agroecologia, etc. O objetivo é apurar e elencar as reivindicações para que o poder público possa buscar ações para solucionar estes problemas.
Comunidades Indígenas e a Agroecologia: estratégias para o desenvolvimento sustentável: Este grupo irá elencar as ações praticadas pelas populações indígenas que podem contribuir para avanços na agroecologia e identificar as tecnologias disponíveis desenvolvidas pelas instituições de ensino e de pesquisas voltadas para este público e de que forma elas podem ser aplicadas junto a essas comunidades.
Educação no campo e a Agroecologia: conquistas, desafios e perspectivas : questões sobre a relação entre a educação no campo e a educação agroecológica serão abordados por este grupo de trabalho em dois campos diferentes: de um lado as escolas que formam técnicos de nível médio e profissionais do ensino superior em áreas relacionadas a agroecologia e do outro lado o trabalho especifico realizado na educação de filhos de agricultores familiares, de comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais de um modo em geral.
Raquel Brunelli d'Avila (MTb 2903-PR)
Embrapa Pantanal
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Mais informações sobre o tema
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