02/09/13 |

Restauração ecológica é tema de concurso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ana Szerman

Ana Szerman -

 

Professores de escolas rurais do entorno do Centro de Transferência de Tecnologias de Raças Zebuínas com Aptidão Leiteira (CTZL), da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), localizado no Gama (DF), receberam, em reunião no dia 29 de agosto, orientações sobre a participação no concurso de projetos intitulado “Contando Ciência nas Escolas” e sobre os métodos de restauração ecológica.

A ação educativa com alunos e professores do ensino fundamental é uma das atividades em comemoração aos 40 anos da Embrapa e o 2º ano do site “Contando Ciência na Web”. Cinco escolas rurais do Gama desenvolverão projetos de ciências com o tema da restauração ecológica. Dentre essas cinco escolas será selecionada a que apresentar o melhor projeto obedecendo aos seguintes critérios: inovação, sustentabilidade, criatividade, benefício gerado para o aprendizado do aluno e impacto na comunidade.

Como o concurso é de abrangência nacional, serão selecionados os cinco melhores projetos (um por cada região do País). A premiação ocorrerá durante o evento Ciência para a Vida, em abril de 2014, na Embrapa Sede. As escolas receberão kits de publicações infantojuvenis para o acervo de suas bibliotecas e kit aluno (100 por escola) contendo: mochila ecológica, estojo infantil, caderno, agenda escolar e mouse pad. Os cinco professores e um aluno representante de cada escola vencedora receberão uma viagem a Brasília para participar do Ciência para a Vida.

Matas ripárias – Na reunião, a pesquisadora Fabiana Aquino abordou a biodiversidade do bioma Cerrado e, em seguida, a pesquisadora Lidiamar Albuquerque explicou aos professores a importância da restauração ecológica em trechos de matas ripárias e apresentou métodos de restauração ecológica.  A professora Carmen Regina Correia, da Universidade de Brasília, falou sobre o desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

As matas ripárias são formações vegetais que estão sob a influência dos cursos d'água e compreendem as matas de galeria e as matas ciliares. A primeira forma (galeria), em rios de pequeno porte, enquanto a segunda deixa a água exposta a céu aberto em rios de médio e grande porte. Elas atuam na contenção dos processos erosivos ao longo do rio e servem de refúgio e fonte de alimento para a fauna terrestre e aquática.

As matas ripárias funcionam como filtros, retendo defensivos agrícolas, poluentes e sedimentos que seriam transportados para os cursos d'água, afetando diretamente a quantidade e a qualidade da água e, consequentemente, a fauna aquática e a população humana. A sua degradação via desmatamento, queimadas e a disposição inadequada de resíduos sólidos, como garrafas, latas, papéis, além de poluírem as águas, servem de abrigo para vetores transmissores de doenças.

Alguns dos métodos para a restauração ecológica das matas ripárias estão descritos na cartilha “Cerrado: Restauração de Matas de Galeria e Ciliares”, lançada pela Embrapa Cerrados, em 2012. A cartilha faz parte de um kit composto ainda de um vídeo e um jogo educativo.

 

A cartilha está disponível em:

http://www.cpac.embrapa.br/publico/usuarios/uploads/Downloads/Cartilha%20embrapa%20mata%20riparia.pdf

O vídeo pode ser acessado em: http://www.youtube.com/watch?v=V2x4hsoKLT8&feature=youtu.be
 

 

Liliane Castelões (16.613 MTb/RJ)
Embrapa Cerrados

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

concursosccweb