Pesquisa da Livraria Embrapa na Agrobrasília confirma tendência no aumento de usuários da internet
Pesquisa da Livraria Embrapa na Agrobrasília confirma tendência no aumento de usuários da internet
Este ano a participação da Livraria Embrapa na 10ª edição da Agrobrasília, realizada de 16 a 20 de maio, no Parque Ivaldo Cenci (PAD-DF), não se limitou em divulgar e comercializar as publicações editadas pela Embrapa Informação Tecnológica, selecionadas para o evento.
A equipe avaliou que o momento também era oportuno para saber mais sobre o público da livraria, a opinião dele sobre as publicações e os temas que despertam mais interesse, por exemplo. Os visitantes foram convidados a participar de uma pesquisa e a deixar sua sugestão, nos mesmos moldes de outro levantamento feito em 2015.
Ao todo, 72 pessoas responderam aos questionários. Os dados revelaram que a grande maioria (66,7%) do público continua sendo formada por homens, mas registrou um aumento de 12% de público feminino em comparação à pesquisa anterior. Em termos de idade e escolaridade, este ano 76,4% dos visitantes da livraria tinham entre 15 e 34 anos e 45,9% com, pelo menos, o superior completo. Sobre a linguagem usada nas publicações, 79,1% a consideraram adequada e acessível aos variados públicos.
Ao procurar saber a ocupação dos visitantes, verificou-se que o estudante foi o número mais expressivo (37,5%), seguido pelo agricultor (18,05%) e pelo técnico-extensionista (11,11%), que surpreendeu ao apresentar um crescimento de 25% em relação a 2015.
Quando o assunto foi internet, 100% responderam que têm acesso ao veículo, sendo 65,3% por meio do computador e celular. E ainda, 75% responderam que já conheciam a Livraria Embrapa, 50% a partir de feiras e exposições e 43% através do site, dado que, comparado aos números anteriores, mostra um aumento de mais de 40% de usuários da internet, confirmando não somente uma tendência já identificada em outras pesquisas, mas também a importância de investimentos da Embrapa em inovação e atualização constante para disponibilizar seus produtos de informação na web.
Sobre o valor praticado nas vendas, 94,4% dos entrevistados o consideraram entre baixo e justo em relação à média de outras editoras, opinião partilhada em 2015 por um número bem menor, 45,74%.
Claudimar dos Santos, técnico da Embrapa Informação Tecnológica e um dos responsáveis pelo atendimento da livraria na feira, gostou dos resultados e aposta nesse tipo de ação como ferramenta para auxiliar na melhoria dos processos que envolvem a produção editorial e sua comercialização. Para ele, “ao identificar o público e saber o que ele deseja a Embrapa levanta informações importantes que irão ajudar no desenvolvimento de novos projetos”.
Nesse viés, a pesquisa também procurou identificar os temas de interesse a partir das respostas dos entrevistados sobre a busca por publicações. Entre eles, 29,2% disseram não ter encontrado algum título específico na livraria, enquanto 68,5% responderam o contrário. E entre os temas mais procurados estão entomologia, solos, maracujá, abóbora, orquídea, agrofloresta, compostagem, agroecologia, pimenta de cheiro, doenças e pragas do feijão e da soja, café, hortaliças, produção de cogumelos e milho.
Desde 2012, acompanhando as tendências do mercado editorial no Brasil e no mundo, a Embrapa tem investido na publicação de livros digitais, somando hoje mais de 100 títulos disponíveis. Sobre os e-books, a pesquisa identificou que 59,7% comprariam os livros da Embrapa nesse formato, ao contrário de 29,2% dos entrevistados; 4,2% não responderam e 6,95% desconhecem o que é um e-book.
“Trabalhamos com uma amostra pequena no universo da Agrobrasília, mas os resultados revelam dados interessantes e nos incentiva a fazer uma análise mais cuidadosa dessas respostas”, destaca a analista e especialista em marketing Silvia Conson, responsável pela elaboração e tabulação da pesquisa.
Ela também comentou sobre um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio que mostrou que o produtor rural usa cada vez mais a internet para se informar, com aumento significativo do número de usuários de smartphones, aplicativos e redes sociais, e acrescentou: “Nossa pesquisa confirma esse diagnóstico, quando todos os entrevistados responderam que têm acesso à internet, e indica que é nesta direção que temos de reforçar nossas ações”.
Negócios - Entre os 140 títulos selecionados para a Agrobrasília, o campeão de vendas foi o livro Cerrado: correção do solo e adubação, seguidos por Identificação e controle de doenças na cultura do milho e Manual de identificação de doenças de soja. Ao todo foram vendidos 777 exemplares, 21 a mais do que no ano passado, demonstrando que o livro impresso ainda continua sendo a escolha da maioria dos clientes.
Para mais detalhes sobre as publicações, visite o site www.embrapa.br/livraria.
Maria Luiza Costa Brochado (DRT 763/DF)
Embrapa Informação Tecnológica
informacao-tecnologica.imprensa@embrapa.br
Telefone: 61 - 34482479
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/