11/10/17 |   Comunicação  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Hackathon Acadêmico 2017 – Brasília: maratona de programação se aproxima da etapa final 

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Foto: Fotos: Fernanda Ottoni. Montagem: Lúcio Scartezini

Fotos: Fernanda Ottoni. Montagem: Lúcio Scartezini - Participantes do Hackathon Acadêmico Embrapa (Brasília/DF): jovens motivados, qualificados e com espírito empreendedor.

Participantes do Hackathon Acadêmico Embrapa (Brasília/DF): jovens motivados, qualificados e com espírito empreendedor.

Serão conhecidas e premiadas no próximo dia 18 de outubro as três equipes vencedoras do Hackathon Embrapa Acadêmico Nacional 2017 - Edição Brasília (DF), que tiveram como desafio desenvolver jogos ou aplicativos educativos relacionados a temas da pesquisa agropecuária para sites do Portal Embrapa.

Como parte da premiação, os integrantes das três equipes vencedoras serão pré-selecionados para o processo de recrutamento da Hepta Tecnologia, empresa de TI especializada em suporte à governança digital, uma das patrocinadoras da edição do evento realizada no Distrito Federal. Três deles serão selecionados para assinar um contrato de emprego com a empresa.

De acordo com a classificação final, os integrantes das três equipes vencedoras também vão receber troféu (primeiro lugar) e medalha (segundo e terceiro), além dos seguintes brindes: 

•    1º LUGAR – um tablet  + um carregador de bateria portátil + bolsas de estudos integrais, para o módulo de Desenho e Pintura no Photoshop e para Edição de vídeos no Premier. 

•    2º LUGAR – uma caixa de som bluetooth. 

•    3º LUGAR – um fone de ouvido com microfone. 

Eles vão ganhar, ainda, vale-brinde para uso da plataforma Azure e um kit Office doados pela Microsoft do Brasil além de um kit com mochila, boné, caderno, caneta e pen drive. 

Já as instituições de ensino, com as quais os integrantes das três equipes mantêm vínculo, vão receber um troféu e o certificado de premiação. 

O evento do dia 18 acontece a partir das 13h, no auditório Biomas da Sede da Embrapa e vai contar com a presença do diretor-executivo de Inovação e Negócios da Embrapa, Cleber Soares. 

Detalhes da competição

Onze equipes formadas por estudantes de nível técnico e universitário de instituições de ensino públicas e privadas do Distrito Federal aceitaram o desafio proposto pela Embrapa Informação Tecnológico para a maratona de programação: desenvolver jogos eletrônicos ou peças educacionais em suporte digital com foco na ciência para crianças e adolescentes. 

A competição começou no dia 21 de setembro quando as equipes inscritas foram credenciadas e passaram um dia todo concebendo as ideias iniciais para as soluções que iriam desenvolver ao longo das próximas semanas. Neste primeiro dia de competição, os times contaram com as orientações de uma equipe de especialistas da Embrapa que, como mentores, ajudaram os jovens esclarecendo dúvidas técnicas. 

Compõem as onze equipes estudantes de oito instituições de ensino situadas no Distrito Federal, duas públicas – a Universidade de Brasília (UnB) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) – e seis privadas – Centro Universitário de Brasília (UniCEUB),   Faculdade JK, Faculdade Projeção, UDF Centro Universitário, Universidade Paulista (Unip) e UPIS – Faculdades Integradas. 

Expectativas

Para Lúcio Scartezini Lopes, especialista em sistemas de inteligência e informação da Embrapa Informação Tecnológica, integrante tanto da equipe de padrinhos quanto da comissão organizadora local do Hackathon 2017 Edição Brasília, os participantes são alunos qualificados e motivados. “Pelo que eles apresentaram na primeira fase, tanto no storyboard como na organização do projeto, minha expectativa é muito positiva".

Também integrante da equipe de mentores dos competidores, o agrônomo da Embrapa, Werito Fernandes de Melo, tem opinião parecida: “Considerando o resultado alcançado no dia 21 de setembro, acredito que teremos ótimos produtos no encerramento do Hackathon. Alguns grupos já estavam com a ideia bem definida e conseguiram avançar consideravelmente na estruturação e delimitação dos produtos”, destaca. “Chamou a atenção a preocupação de alguns grupos em desenvolver algo interativo e cativante, assim como outras equipes já trabalhavam com enredo bem definido a ser desenvolvido de forma lúdica para proporcionar aprendizado ao público alvo dessa edição”, completa.

Para o pesquisador da Embrapa Cerrados, Paulo Campos Fernandes “as equipes estavam bastante motivadas e apresentaram ideias bem distintas. Trata-se de um público jovem, com um espírito empreendedor típico dessa geração”. De acordo com a sua percepção, são pessoas com um bom conhecimento em TI, mas que não conhecem bem o agronegócio e as áreas de atuação da Embrapa. “Nesse sentido, acredito que eventos como o Hackathon são uma porta de entrada na Embrapa para as ideias inovadoras desses jovens estudantes”, opina.  

O Hackathon Acadêmico 2017 – Brasília (DF) tem o patrocínio das empresas Hepta Tecnologia, Polisys Informática, DFTI e conta com o apoio da Escola Saga e da Microsoft do Brasil.

Outras capitais de inovação

O Hackathon Embrapa Acadêmico Nacional 2017 acontece, simultaneamente, em outras quatro cidades (além de Brasília – DF ) denominadas, no contexto do evento, como Capitais de Inovação: Belém (PA), Boa Vista (RR), Seropédica (RJ) e Teresina (PI). Em cada local, um tema e um desafio foram colocados aos participantes por Unidades Descentralizadas da Embrapa. A premiação em todas elas acontece também no próximo dia 18.

Juliana Lúcia Escobar (MTb 06199/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

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Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
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