27/10/17 |   Transferência de Tecnologia

“Conhecendo o Cerrado amapaense” foi tema de palestra para alunos de ensino médio

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Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Alunos e professoras obtiveram dados sobre o Cerrado na Embrapa

Alunos e professoras obtiveram dados sobre o Cerrado na Embrapa

Alunos de ensino médio do Colégio Santa Bartolomea Capitanio, de Macapá (AP), conheceram as características do Cerrado amapaense e seu potencial para expansão da produção agrícola do Amapá, durante palestras ministradas por pesquisadores da Embrapa Amapá, na última quarta-feira, 25/10, no auditório da instituição de pesquisa. O conteúdo apresentado servirá para os estudantes organizarem materiais para uma amostra de trabalhos científicos a ser realizada em 14 de novembro deste ano, nas instalações do colégio. A professora Renata Cardoso Redig, responsável pela disciplina Redação, acompanhou a turma. Ela explicou que a escola trabalha anualmente com a valorização de pesquisas cientificas relacionadas ao tema da Campanha da Fraternidade, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB, entidade da Igreja Católica. “Neste ano de 2017 o tema é fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida. A exposição vai falar de todos os biomas, então dividimos os alunos por grupos de biomas. Os que estiveram na Embrapa vão apresentar o bioma cerrado, explicando características dos solos, vantagens e desvantagens deste bioma para a produção agrícola na perspectiva do agronegócio, e vários outros fatores. As apresentações foram ricas em conhecimento, a Embrapa é nossa principal fonte de pesquisas neste assunto e com certeza os alunos saem com muita informação”, acrescentou Redig, acompanhada da prrofessora Elionai Lobo e da orientadora educacional Keyla Vasconcelos.  

 

O chefe de transferência de tecnologias da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Junior, destacou que as apresentações na Embrapa fizeram parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), que tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam instituições com atividades de divulgação científica em todo o país. A SNCT é realizada de 23 a 29 de outubro de 2017 com o tema “A matemática está em tudo”. Em seguida, ele ministrou a palestra intitulada Conhecendo o Cerrado Amapaense” ressaltando como está estruturado o sistema nacional de pesquisas da Embrapa, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura com atuação em todo o Brasil por meio de centros de pesquisas e parcerias com outras instituições de pesquisas e de ensino. Entre os 46 centros de pesquisas da Embrapa está a Embrapa Amapá, caracterizado como um centro ecorregional com abrangência de estudos no Amapá e Estuário Amazônico, e infraestrutura de três campos experimentais instalados em dois biomas: cerrado e floresta. “Contamos também com cinco laboratórios para pesquisas e prestação de serviços, uma biblioteca especializada com mais de 15 mil títulos disponíveis, e uma equipe de quase 100 empregados, entre pesquisadores, analistas, técnicos e assistentes”, acrescentou o pesquisador Nagib Melém. Sua palestra foi ilustrada com gráficos e imagens remetendo à diversidade de solos, clima e vegetação do estado.

O cerrado como oportunidade de desenvolvimento para o Amapá foi o tema da palestra do pesquisador Luis Wagner Rodrigues Alves, abordando desde o mapeamento das áreas disponíveis para produção de alimentos neste bioma, conceito e aplicação dos sistemas Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), até a elaboração do calendário agrícola para o Estado do Amapá que indica os períodos preferenciais para plantio e colheita do arroz, feijão-caupi, milho e soja no cerrado amapaense. Luis Wagner ressaltou que a região se caracteriza, ao longo do ano, por altas temperaturas e duas estações de chuvas bem definidas: a mais longa considera o período de excedente hídrico (segunda quinzena de dezembro a julho), e a mais curta com déficit hídrico (junho a novembro). E é justamente essa singularidade que define os meses e até datas em que é mais vantajoso para o produtor plantar e colher as quatro culturas indicadas no calendário. Mostrando o calendário agrícola projetado no telão, ele explicou que o feijão-caupi, por exemplo, tem janela preferencial de plantio da segunda quinzena de maio até a primeira quinzena de junho, antes disso o risco de prejuízo é grande devido esta cultura não tolerar chuvas durante a colheita.

A Base de Dados em Pesquisa Agropecuária (BDPA) e os repositórios digitais de acesso aberto (Infoteca-e, Alice e Sabiia) também foram apresentados aos estudantes e professoras participantes da programação na Embrapa. A bibliotecária Adelina Belém informou que a BDPA permite acesso fácil e gratuito a um vasto acervo de livros, artigos de periódicos, monografias, teses, cartilhas, relatórios técnicos, folderes e folhetos. Podem ser baixados pelo link  http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

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