19/10/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Bananas e abacaxis ornamentais serão apresentados ao mercado em rodada de negócios tecnológicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: -

- - -

-

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae promovem nos dias 7 e 8 de novembro o IV Workshop Nichos para o Setor Agroindustrial, no Sebrae de Fortaleza (CE). Nos dois dias de evento acontecerão Rodadas de Negócios Tecnológicos, com o objetivo de apresentar para as empresas inscritas novas soluções tecnológicas para o mercado nacional e regional, fomentando oportunidades de novas parcerias e negócios. 

Um conjunto de novas cultivares de banana e de abacaxis ornamentais, destinados à decoração de diversos tipos de ambientes públicos como praças, parques, shoppings ou até mesmo particulares como jardins residenciais serão apresentados nas rodadas de negócios. O mercado de ornamentais oferece grande potencial de crescimento, principalmente para exportação, uma vez que a participação brasileira neste segmento ainda é pequena. Além disso, o nicho de mercado de plantas ornamentais tem importante papel social na geração de emprego e renda, principalmente para agricultores familiares. 

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA) leva para o evento informações sobre três seleções de abacaxi ornamental com diferentes características que podem ser usadas em vasos, arranjos florais (como flor de corte) e no paisagismo. Uma delas tem a haste bastante alongada e sinuosa, a outra tem frutos quase negros e a terceira tem o tamanho bem compacto.

Já os cinco híbridos de bananeira têm porte baixo e como diferencial o coração (inflorescência masculina) de diversas cores: branco, rosa, rosa intenso, rosa claro e roxo. Assim como os abacaxis, podem ser usados como flor de corte, cultivo em vaso ou paisagismo.

Para a pesquisadora Fernanda Vidigal, que vai apresentar os híbridos de abacaxi ornamental, a ideia é, dentro da rodada de negócios, abordar os materiais novos que estão sendo pesquisados. “Vamos mostrar em que ponto de desenvolvimento a tecnologia está e que tipo de negócio pode se estabelecer. Pretendemos ajustar um modelo de negócios para poder validar e finalizar a tecnologia com um parceiro”, explica Fernanda.

A Unidade já realizou duas rodadas de negócios desde 2017. “Tanto os pesquisadores como os colegas da transferência de tecnologia percebem que esse mecanismo pode ser muito importante justamente porque pode acelerar o desenvolvimento de um produto ou tecnologia”, afirma Aldo Vilar Trindade, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia. Além de Aldo e Fernanda, participa do evento a pesquisadora Janay dos Santos-Serejo, responsável pelas pesquisas com as bananeiras ornamentais.

Atuação da Embrapa em Nichos de Mercado
A atuação em nichos de mercado para o setor agropecuário brasileiro é um dos grandes desafios da Embrapa e do Sebrae. Atuando em conjunto, essas instituições buscam desenvolver soluções tecnológicas e modelos de negócios para segmentos de mercado diferenciados, com demandas e padrão de consumo específicos. Muitos nichos de mercado agropecuários acompanham grandes tendências globais, que se diferenciam pela qualidade, certificação e rastreabilidade de alimentos, modo de produção e de processamento, sustentabilidade ambiental, entre outras características somadas à diversidade de consumo.

Desde 2014, a Embrapa vem promovendo o workshop de nichos de mercado com rodadas de negócios com o objetivo de apresentar ao setor agropecuário a atuação da Empresa e seus ativos.

Nesta quarta edição do evento teremos a apresentação de cerca de 50 soluções tecnológicas da Embrapa nas rodadas de negócios nos segmentos de Alimentos, Biológicos, Biotecnologia, Nanotecnologia e Ornamentais.

O IV Workshop contará também com painéis sobre temas de impacto para o setor agroindustrial, envolvendo palestrantes de expressão nacional e regional no debate sobre tendências de mercado, políticas públicas, potencialidades e gargalos legais e tecnológicos para nichos do setor. A programação inclui rodadas de negócios tecnológicos, visitas técnicas e apresentação de casos de sucesso de produtos, processos e serviços resultantes de soluções tecnológicas que foram inseridas no mercado. 


Serviço 
Evento: IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial
Período: 7 e 8 de novembro de 2018
Local: Sebrae de Fortaleza (CE), situado à Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.
Site do evento: https://www.embrapa.br/workshop-nichos-de-mercado-2018
Faça sua inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/iv-workshop-nichos-de-mercado-para-o-setor-agroindustrial-tickets-50385834387
Acesso ao Portfólio de ativos para o evento: 
https://www.embrapa.br/documents/10180/37196687/Workshop+Nichos+Portfolio/aba55f84-a032-b114-3325-c4a14f5acc5a

 

Colaboração:

Léa Cunha (Jornalista, DRT 1633/BA)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
E-mail: lea.cunha@embrapa.br
Telefone: (75) 3312-8076

Selma Lúcia Lira Beltrão (DRT 2490/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448 2423

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

workshop-nichos-2018workshop-nichos-de-mercado-2018