Ornamentais são destaque em Workshop sobre Nichos de Mercado
Ornamentais são destaque em Workshop sobre Nichos de Mercado
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN), e o Sebrae promoveram nos dias 7 e 8 de novembro o IV Workshop Nichos de Mercado para o Setor Agroindustrial, no Sebrae de Fortaleza (CE). Nos dois dias, aconteceram Rodadas de Negócios Tecnológicos, com o objetivo de apresentar para as empresas inscritas novas soluções tecnológicas para o mercado nacional e regional, fomentando oportunidades de parcerias e negócios em quatro temas: alimentos, biológicos, ornamentais e nanotecnologia.
Um conjunto de novas cultivares de banana e abacaxis ornamentais desenvolvidas pela UD, destinadas à decoração de diversos tipos de ambientes públicos, como praças, parques, shoppings, ou até mesmo particulares, como jardins residenciais, foram apresentadas pelas pesquisadoras Fernanda Vidigal (abacaxi) e Janay dos Santos-Serejo (banana).
Na discussão de ornamentais, três potenciais clientes estiveram presentes e, no fim das apresentações, demonstraram interesse pelas fruteiras apresentadas pela Unidade e pelas cactáceas, apresentadas pela Embrapa Agroindústria Tropical (CE).
“Reunimos com dois deles, que são do Ceará, já têm experiência com o negócio de ornamentais, e discutimos a possibilidade de estabelecer contrato de finalização e validação das variedades apresentadas. Para avançarmos, encaminharemos as apresentações feitas para uma primeira indicação do que há de mais interesse. Uma visita in loco deve acontecer no início de 2019 e, confirmando-se as perspectivas, definimos um plano de trabalho e um contrato, embasado em modelo de negócio que será discutido. Portanto, para a linha de ornamentais, o evento gerou uma possibilidade concreta de parceria, que atende à expectativa de gerar produtos finalizados, já com a visão de potenciais clientes, portanto, com maior chance de inovação no mercado”, avalia Aldo.
Ele ressalta que a experiência serviu para mostrar que a estratégia de rodadas de negócio, tal como iniciada pela Unidade em dezembro de 2017, é bastante válida para abrir oportunidade de finalização de boas tecnologias, resultantes do trabalho de pesquisa. No caso das ornamentais, trabalho iniciado há mais de dez anos.
12.11.2018
Alessandra Vale (MTb 21.215/RJ)
Embrapa Mandioca e Fruticultura
Contatos para a imprensa
mandioca-e-fruticultura.imprensa@embrapa.br
Telefone: (75) 3312-8160
Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/