Caravana que busca motivar estudantes na criação de startups para o agronegócio do leite chega ao fim
Caravana que busca motivar estudantes na criação de startups para o agronegócio do leite chega ao fim
Cerca de três mil estudantes das principais universidades brasileiras tiveram contato com a cadeia produtiva do leite, sendo estimulados a propor soluções para os problemas do setor. Por meio de palestras proferidas por pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite, os estudantes receberam informações sobre uma cadeia produtiva complexa, que se mobiliza para estar presente no mercado Agtech, o estágio tecnológico pelo qual passa o agronegócio mundial, onde as novas tecnologias solucionam velhos problemas.
A Caravana 4.0 é um dos pilares do Ideas for Milk. A ação da Embrapa Gado de Leite e parceiros foi criada em 2016 com objetivo de fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e setor produtivo, no qual possam surgir novas startups para a cadeia produtiva do leite. A Caravana foi realizada nos meses agosto e setembro, visitando 52 instituições de ensino em 33 cidades de 11 estados (além da Campus Party, em Goiânia), percorrendo todas as Regiões do país e atingindo cerca de três mil estudantes.
O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, explica que uma das propostas da Caravana é ser multidisciplinar, reunido, em um mesmo espaço, estudantes dos cursos de ciências agrárias, mais próximos dos problemas do setor produtivo, com outros de ciências da computação, engenharia, administração, economia etc. “A cadeia produtiva do leite é bastante complexa e qualquer solução deve passar pela integração de saberes”, diz Martins. O chefe-geral fala ainda que o setor movimenta próximos de R$ 84 bilhões por ano no Brasil, sendo bastante atraente do ponto de vista financeiro para novos empreendedores e que uma a cada cinco startups do agronegócio estão nessa cadeia. “Com a Caravana queremos ampliar essa participação, apelando para a capacidade de compreender as novas possibilidades tecnológicas e a vontade de empreender dos jovens”, pontua Martins.
Desafio de Startups – Além da Caravana 4.0, encerrada no início de outubro, fazem parte do Ideas for Milk um hackathon, (batizado de Vacathon, num trocadilho com a palavra “vaca”), que reunirá dezenas de estudantes numa maratona de programação, acampados na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG), dos dias 28 de outubro a primeiro de novembro, e o Desafio de Startups. Evento de maior visibilidade do Ideas for Milk, o Desafio de Startups, com inscrições feitas gratuitamente pelo site http://www.ideasformilk.com.br/desafio até o dia 20 de outubro. Os melhores projetos serão avaliados e selecionados nacionalmente. Os vencedores serão conhecidos no dia oito de novembro e a grande final ocorrerá em São Paulo, no Cubo, espaço de empreendedorismo do Banco Itaú, no dia 22 de novembro.
Esta edição do desafio traz novidades, abrindo novas oportunidades para os empreendedores. Além dos trabalhos voltados para a inovação digital, serão aceitos projetos inovadores em designer de produtos, embalagem, processos, serviços e tecnologia em geral. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Wagner Arbex, um dos coordenadores do evento, a abertura para novas áreas que não empregam somente tecnologias digitais, se fez necessário para encampar sérios problemas da atividade leiteira que aguardam soluções. Um exemplo são os resíduos produzidos durante o processamento do leite. Uma das soluções apresentadas à Embrapa propõe que o soro do leite seja usado na construção civil, resolvendo então dois sérios problemas: dar utilidade a um resíduo tóxico para o meio ambiente e reduzir o consumo de água em um dos setores que mais utilizam esse insumo.
Em sua quarta edição, o Ideas for Milk ganhou prêmio e se multiplicou. O prêmio foi o Learning & Performance Brasil 2019/2020, entregue em São Paulo, no dia 19 de agosto. A premiação busca promover o compartilhamento das melhores práticas em desenvolvimento de talentos e gestão de performance, selecionando projetos de transformação digital de negócios. Já a multiplicação se deu em outras unidades da Embrapa, contemplando suas respectivas cadeias produtivas: Embrapa Suínos e Aves (Inova Pork), Embrapa Meio Norte (Ideas for Farm) e Embrapa Café (Avança Café). Fora da empresa, o Ideas for Milk serviu de modelo para o Desafio Agro Startup, do Senar Goiás.
Instituições que apoiam o evento – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.
Rubens Neiva (MTb 5445)
Embrapa Gado de Leite
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