Iniciativa de estímulo ao empreendedorismo rural reúne 20 Unidades da Embrapa e 34 parceiros
Iniciativa de estímulo ao empreendedorismo rural reúne 20 Unidades da Embrapa e 34 parceiros
A Embrapa reuniu, na semana de 8 a 14 de novembro, um conjunto de 34 parceiros entre startups, empresas privadas, agroindústrias, associações e cooperativas, técnicos de extensão rural e de órgãos governamentais que participaram de webinários, lives e palestras on-line durante a Maratona Embrapa de Empreendedorismo, destinada a estimular a inovação e o empreendedorismo rural.
No período foram realizadas 31 atividades de forma totalmente on-line, disponíveis no canal da Embrapa no Youtube, e que receberam, até o dia 22 de novembro, um total de 20.995 visualizações. As atividades foram realizadas por 20 unidades de pesquisa e contaram com participantes que se conectaram a partir de todas as regiões, 70% deles por intermédio de dispositivo móvel.
Para Adriana Faria, coordenadora do Parque Tecnológico da Universidade Federal de Viçosa, que participou da live sobre o programa Avança Café – inovação do pé à xícara, “a Maratona foi uma boa oportunidade de alargar a abrangência do programa e sensibilizar jovens e startups em fase de estruturação, para empreender cada vez mais em inovação de base tecnológica e de forma sustentável”. A maratona envolveu também outros 2 parques tecnológicos (Ceará e São Paulo), 15 startups que usam tecnologias da Embrapa e 2 hubs de inovação (Inovahub da Universidade Federal de Lavras e Venture Hub).
Palestras, que orientam produtores rurais para o acesso a políticas públicas e sobre como agregar valor ao negócio, a fim de se inserir em mercados mais competitivos, tiveram boa audiência durante a Maratona e grande abrangência geográfica, com participantes de todas as regiões e de outros países como Uruguai, Venezuela e Estados Unidos.
Henrique Carvalho, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Hortaliças (DF), que participou de três palestras durante o evento, destaca que a iniciativa permitiu a interação com um público diverso, porém ávido por novidades que impulsionem seus pequenos negócios com mais segurança e qualidade para atender às exigências cada vez maiores dos consumidores e para atuar em novos mercados.
Bioeconomia atrai público jovem
O webinar sobre Aplicação da bioeconomia e economia circular na fruticultura e mandiocultura, transmitido no dia 12 de novembro, contou com o público mais jovem de toda a Maratona, pois 30% dos participantes tinham até 17 anos e 45% de 18 a 24 anos, enquanto a média de participantes das outras atividades estava na faixa etária entre 25 e 44 anos.Além de ter sido a atividade com maior participação do público feminino (62%). Grande parte desse público é formada por jovens da Escola Rural Tina Carvalho, de Entre Rios (BA), que acompanharam a palestra como parte das atividades propostas pelo técnico da escola Adenildo dos Santos.
Para a pesquisadora Áurea Gerum, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), que apresentou o webinar, o tema é bem atual e a nova geração é mais consciente e ativa no que se refere ao quesito sustentabilidade, o que justifica o resultado alcançado. “Bioeconomia circular atende aos anseios, sobretudo, desse grupo", pontuou Gerum.
Maratona Embrapa de Empreendedorismo
A Maratona Embrapa de Empreendedorismo foi uma iniciativa de inserção institucional da Embrapa na 14ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), que entrou para o calendário oficial este ano pela Lei 14.135/21.
“Este foi o primeiro ano de participação da Embrapa na SGE e, pelo interesse e interação demonstrados pelos participantes nas diversas atividades – que abordaram desde transformação digital na agropecuária até formas de melhorar o processamento de alimentos -, há a expectativa de participarmos nas próximas edições, aprimorando cada vez mais a contribuição da instituição para o empreendedorismo rural”, ressalta Carolina Pereira, Gerente de Marketing da Secretaria de Inovação e Negócios.
A iniciativa mobilizou 20 Unidades Descentralizadas: Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), Embrapa Agroindústria Tropical (CE), Embrapa Algodão (PB), Embrapa Alimentos e Territórios (AL), Embrapa Café (DF), Embrapa Caprinos e Ovinos (CE), Embrapa Cerrados (DF), Embrapa Cocais (MA), Embrapa Gado de Corte (MS), Embrapa Gado de Leite (MG), Embrapa Hortaliças (DF), Embrapa Instrumentação (SP), Embrapa Agricultura Digital (SP), Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA), Embrapa Meio Ambiente (SP), Embrapa Milho e Sorgo (MG), Embrapa Pantanal (MS), Embrapa Semiárido (PE), Embrapa Soja (PR) e Embrapa Suínos e Aves (SC).
Selma Lúcia Lira Beltrão (JP DRT 2490/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios (SIN)
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