Via Satélite: três décadas de divulgação
Via Satélite: três décadas de divulgação
Neste mês de maio, celebramos 30 anos do “Via Satélite", o boletim informativo da Embrapa Territorial para o público externo. A criação do produto remonta a um período histórico em que poucas empresas investiam nesse meio de comunicação, sendo escassas as fontes de informações sobre as aplicações do monitoramento orbital por satélites e sensoriamento remoto. O centro de pesquisa apostou nessa ferramenta para disseminar esse conteúdo por meio da divulgação de seus trabalhos, e para ampliar o seu networking.
A escolha do nome “Via Satélite” foi motivada pelo interesse da comunidade consumidora de informações científicas nas potenciais aplicações da tecnologia satelital. “Era algo muito novo e, por isso, meio desconhecido de forma geral”, lembra o pesquisador José Roberto Miranda, chefe do centro de pesquisa na época. “Decidimos fazer um informativo sintético para apresentar novidades técnicas, aplicações e os produtos desenvolvidos a partir dessa tecnologia”, complementa.
Voltando àquele maio de 1993, ele se recorda que os processos de editoração e de impressão do boletim foram realizados no próprio centro e contaram com o envolvimento de quase toda a equipe. O “Via Satélite” foi montado em um software de edição de texto, impresso em papel sulfite A4, e enviado para os parceiros via correios. A primeira edição (foto) chegou a 400 endereços, de instituições do agronegócio, associações de produtores, autoridades civis e militares, além dos outros centros da Embrapa, todos espalhados pelo País. José Roberto ressalta que, há 30 anos, ainda era incipiente essa forma de divulgação de instituições científicas para a sociedade, até mesmo entre os centros da Embrapa.
Os processos foram evoluindo. A partir de 1994, o informativo passou a ficar hospedado no site da Embrapa Territorial, e, pouco depois, também passou a ser enviada por e-mail, quando a internet dava seus primeiros passos. Atualmente as principais notícias sobre os estudos, parcerias, e eventos técnicos e institucionais do centro de pesquisa são editoradas em formato digital e compartilhadas mensalmente com os mais de 2.500 assinantes da newsletter.
O impacto da comunicação do “Via Satélite” transpõe as finalidades jornalísticas, como acredita Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial. “Não estamos só divulgando os trabalhos, mas dando direcionamentos, sinalizações e indicações para onde a pesquisa de sensoriamento remoto, geotecnologias e da ciência de dados está caminhando, e onde nós precisamos de novas parcerias. Esse constante trabalho de comunicação com atores-chave do agro culminou na representatividade e relevância dos trabalhos desenvolvidos pelo nosso centro de pesquisa”, afirma.
Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial
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