Profissões ligadas à pesquisa agropecuária são apresentadas a alunos de ensino médio
Profissões ligadas à pesquisa agropecuária são apresentadas a alunos de ensino médio
A visita gerou interesse na instalação de um meliponário na escola
Cerca de 70 estudantes do ensino médio de duas Unidades do Colégio Progresso (Campinas, SP) estiveram na Embrapa Meio Ambiente pelo programa Embrapa & Escola, em 10 de maio, para conhecerem um pouco mais sobre algumas profissões ligadas à pesquisa agropecuária. Cristiano Menezes, chefe-adjunto de P&D, deu as boas-vindas e falou sobre o papel do Biólogo e suas pesquisas com abelhas nativas sem ferrão.
A pesquisadora Márcia Ishikawa falou sobre o papel do Médico Veterinário e suas pesquisas em patologia de peixes e organismos aquáticos. Já o pesquisador Geraldo Stachetti Rodrigues discorreu sobre o papel do Ecólogo e suas pesquisas em sustentabilidade agrícola.
Em seguida, a pesquisadora Emília Hamada falou sobre o papel do Engenheiro Agrícola e suas pesquisas em mudanças climáticas. O pesquisador Wagner Bettiol palestrou sobre o papel do Agrônomo e suas pesquisas em controle biológico de doenças de plantas. Logo depois, os alunos visitaram a área de produção de mel por abelhas-sem- -ferrão podendo degustar o mel.
O professor Jodir Pereira da Silva explicou que o objetivo foi dar aos alunos a oportunidade de ter maior contato com as diversas profissões, de modo que possam, ao longo dos três anos de ensino médio, ter maior poder de decisão ao efetuarem suas escolhas. A semana das profissões ocorre todos os anos com essa finalidade.
“Em nossa visita me chamou a atenção a pluralidade de profissionais de áreas muito distintas e que atuam na Embrapa Meio Ambiente. Ouvimos diferentes profissionais sobre suas experiências, formações, possibilidades de atuação no campo de trabalho, dentre outros. Acredito ter sido uma experiência ímpar para os alunos, por terem tido a oportunidade de conversar com profissionais muito competentes e que se destacam pela produção de conhecimentos científicos aplicados à produção e à conservação ambiental”, diz o professor.
De acordo com Jodir Silva, os alunos gostaram muito, sobretudo, conhecer as abelhas-sem-ferrão. “Um dos alunos me pediu para desenvolvermos a produção de mel a partir destas abelhas no Colégio, integrando-a com as atividades de horta que já desenvolvemos. Já conversei com a diretora e ela acolheu a proposta. Inclusive, pretendemos envolver estudantes de segmentos iniciais da educação básica nessa iniciativa. Agradeço muito pela oportunidade e espero que possamos repetir a experiência com outros alunos nos próximos anos e estabelecer parcerias para desenvolvermos atividades conjuntas de educação ambiental”, finaliza ele.
Concluindo, a diretora do Colégio, Lucia Helena Cypriano, comentou: “Nossos alunos tiveram uma manhã de enriquecimento acadêmico e possibilidade de ampliar conhecimentos com uma equipe fenomenal”, elogiou.
Sobre o Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente
O Programa atende estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O objetivo é divulgar e popularizar conhecimentos sobre a pesquisa científica, especialmente aquela desenvolvida para a agricultura e meio ambiente, responsáveis pela produção e pela qualidade dos alimentos que os brasileiros consomem no seu dia-a-dia.
Para agendar palestras presenciais – a escola pode escolher dois temas por visita, cada tema tem uma duração de 50 minutos (veja os temas aqui). É preciso informar o nome da escola, pessoa e telefone para contato, quantidade de turmas, série e número de alunos, nome do professor responsável e, se possível, também o número do telefone celular para contato em casos de imprevistos ou emergências. O transporte fica a cargo da escola.
O agendamento deve ser feito pelo Formulário Visitas Embrapa & Escola. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail cristina.tordin@embrapa.br ou pelo telefone 19 3311 2608.
As turmas devem ter no máximo 40 alunos, complementadas por dois professores. Ao final, será solicitada uma redação ou um desenho, de acordo com a série, que deverá ser realizado em sala de aula e enviado à Embrapa Meio Ambiente. A palestra também poderá ser realizada na escola, se for necessária. Para isso, é preciso agendar com antecedência. Além disso, a partir de 2020, são oferecidas palestras virtuais, pelo mesmo sistema de agendamento.
Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente
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Mais informações sobre o tema
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