02/07/24 |   Produção animal  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia  Agricultura de Baixo Carbono

Alunos de escolas do DF visitam a Embrapa Cerrados

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Foto: Breno Lobato

Breno Lobato - Alunos do CEMIT, de Taguatinga, em visita à Unidade

Alunos do CEMIT, de Taguatinga, em visita à Unidade

Na última semana de junho, alunos de três escolas de diferentes regiões do Distrito Federal trocaram a sala de aula pela experiência de visitar a Embrapa Cerrados (DF) para conhecer parte dos estudos e tecnologias desenvolvidos pelo centro de pesquisa.

A primeira visita foi realizada no dia 24, quando cerca de 30 alunos do 3º ano do curso de Técnico em Computação Gráfica Integrado ao Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Taguatinga (CEMIT), estiveram na Unidade pela manhã.

Após serem recebidos pela supervisora do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO), Cristiane Cruz, e assistirem ao vídeo institucional da Unidade, eles acompanharam a apresentação da pesquisadora Sonia Celestino sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ela apresentou o conceito de desenvolvimento sustentável, os pilares (planeta, prosperidade, pessoas, parceria e paz) e comentou sobre os ODS e suas metas. “O planeta é nosso pilar fundamental, mas esses objetivos não se restringem à parte ambiental. Estamos falando de prosperidade, de educação, de saúde, de pessoas. Tudo isso entra no conceito de sustentabilidade”, explicou.

Nos campos experimentais, eles acompanharam apresentações em duas estações técnicas. Numa delas, os bolsistas Amanda Ribeiro e João Pedro Reis falaram sobre as características e usos do pequi e do baru, duas espécies nativas do Cerrado, mostrando sementes e mudas. Na outra estação, a Fixação Biológica de Nitrogênio e o uso de inoculantes nas culturas da soja e do feijão, além da a tecnologia Bioanálise de Solo (BioAS), foram os temas apresentados pelas bolsistas Camila Lôbo, Maria Laura Ulisses e Thayná Xavier. Os estudantes também visualizaram a trincheira cavada para evidenciar a profundidade das raízes do capim braquiária.

A professora Izabella Paim, que acompanhou os estudantes, explicou que o 3º ano do curso tem uma abordagem voltada ao mercado de trabalho, e que os alunos estudam genética e biotecnologia. “Sabemos da importância da Embrapa no cenário nacional e internacional. A ideia foi casar esse conteúdo com a oportunidade de conhecer a Empresa, onde eles podem futuramente se interessar em trabalhar ou vislumbrar a aplicabilidade do conteúdo que eles veem em sala de aula, num cenário prático e tecnológico”, afirmou.

Para a professora, a visita à Unidade e aos campos experimentais foi muito oportuna. “Isso é muito importante e enriquecedor, extrapola o ambiente de sala de aula. Os alunos precisam desse contato com o campo para terem materialidade do que aprendem na teoria. Fomos muito bem recebidos e as explicações foram muito esclarecedoras”, agradeceu Izabella.

Gabriel Batista, estudante de 17 anos, se interessou pelo baru. “Não conhecia essa planta. A castanha é muito gostosa”, disse, comentando que a turma está estudando sobre vegetação nas disciplinas de Biologia e Geografia. “Foi a primeira vez que a escola ofereceu para virmos aqui e na hora pensei: ‘não posso largar essa oportunidade”, completou. Já o colega Kauã Melo, também de 17 anos, gostou da apresentação sobre a BioAS e da trincheira evidenciando a profundidade do sistema radicular da braquiária. “Acho interessante esse tema da análise de solo, porque você vê a história do lugar e do solo. Isso traz curiosidade e me instiga. E nunca tinha visto uma trincheira cavada para determinar a profundidade de uma raiz, para mim foi novidade”, contou.

No dia 25, foi a vez de 65 estudantes do 7º ano da escola Edusesc Gama visitarem a Embrapa Cerrados e conhecerem um pouco como se dá a atuação da Empresa, além de participarem de discussões sobre sustentabilidade, biodiversidade, segurança alimentar e qualidade da água. A pesquisadora Sônia Celestino apresentou aos alunos informações sobre os ODS e tratou mais especificamente do objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável. 

Os alunos também foram a campo, onde participaram de forma simultânea de três estações que trataram dos temas: qualidade da água, biodiversidade do Cerrado e melhoramento de fruteiras. Técnicos e bolsistas da Embrapa Cerrados apresentaram informações especialmente relacionadas aos trabalhos de análises da qualidade da água e sua importância, visando aos diferentes usos desse recurso; como se dá e qual o objetivo do melhoramento genético de fruteiras; além de repassarem informações gerais sobre o Bioma Cerrado e, mais especificamente, sobre as pesquisas relacionadas ao baru. Participaram como palestrantes a técnica Daphne Muniz, as bolsistas Elizabeth Cristina e Jamile Oliveira e as estagiárias Natasha dos Santos e Nathany da Silva. 

A terceira visita, no dia 28, foi de 20 alunos do 4º ano da Escola Classe Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP). Eles acompanharam a apresentação de Sonia Celestino sobre os ODS, além de assistirem ao vídeo sobre o papel dos insetos na natureza e conhecerem a Coleção Entomológica da Embrapa Cerrados, apresentada pelo técnico Willian Camargo.

A professora Eneida Tavares disse que os alunos estão aprendendo sobre os animais, e que após uma visita ao Zoológico de Brasília a ideia era conhecer o trabalho da Unidade com os insetos. “Das visitas que acompanhei, esta foi a que mais se encaixou ao que estamos estudando. Percebi que foi também a que os alunos mais se interessaram e tiveram maior interação”, afirmou.

O aluno Breno Ferreira, de 10 anos, se encantou com diversidade de mariposas que fazem parte da Coleção Entomológica e elogiou a vista. “Falei muito sobre esse passeio desde que ficamos sabendo dele, porque estamos estudando os insetos. Recomendo muito a visita”, disse. “O que achei mais interessante foi a forma de captura dos insetos”, contou Juan Nascimento, também de 10 anos, lembrando o vídeo exibido aos estudantes.

CTZL

Ainda em junho, o Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL) da Embrapa Cerrados recebeu, no dia 17, a visita de cerca de 40 alunos do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 410 Norte. Eles assistiram à apresentação do supervisor Sebastião Godoy sobre os objetivos do CTZL com as raças de bovinos leiteiros Guzerá, Sindi e Gir Leiteiro, bem como visitaram o laboratório, a sala de ordenha, os bretes e outras instalações do centro.

 

Solicitação de visita

A Embrapa Cerrados está recebendo solicitações de visitas de escolas para o período de 9 a 13 de setembro, durante a semana em que se comemora o Dia do Cerrado (11 de setembro). Podem visitar a Unidade estudantes com idade a partir de 10 anos. As solicitações devem ser feitas pelo professor responsável ou diretor da instituição de ensino pelo formulário eletrônico disponível aqui.

Breno Lobato (MTb 9417-MG)
Embrapa Cerrados

Colaboração: Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9945

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

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