14/04/25 |   Technology Transfer

Anuga 2025: oportunidades de negócios e prospecção para a Embrapa e parceiros

Enter multiple e-mails separated by comma.

Photo: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman - Estande Embrapa na Anuga 2025

Estande Embrapa na Anuga 2025

Mais uma vez, a presença da Embrapa na Anuga Select Brazil, de 8 a 10 de abril, no Distrito Anhembi em São Paulo, foi destaque. No estande da Empresa, muitos visitantes conheceram soluções tecnológicas, produtos e tiveram a oportunidade de fazer degustação de alimentos. “A participação da Embrapa e de parceiros na 6ª edição do evento proporcionou, mais uma vez, a oportunidade de apresentar ao mercado as inovações que a área de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa tem realizado para atender às demandas dos consumidores, como indicadas pelas tendências do mercado de alimentos e bebidas, cada vez mais preocupado com as questões de saudabilidade, segurança e sustentabilidade, ou seja, a saúde única”, destaca o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro, RJ), André Dutra.

De acordo com os parceiros da Embrapa presentes no estande, várias oportunidades de negócios foram registradas. Além disso, várias intenções de parceria foram registradas pela Embrapa para o codesenvolvimento das tecnologias apresentadas no estande. “Temos os produtos derivados de morango e esse evento gera muitos novos negócios e oportunidades, então gostamos muito dessa parceria com a Embrapa”, declara a sócia da STAW Agricultura, Ingrid Senra, que participou pela quarta vez do evento junto à Embrapa e tem o selo do Programa Produção Integrada de Morango.

O sócio-proprietário da Jardim dos Clones, Ermano Varaschin, também participou do estande da Embrapa, onde apresentou a maçã Purple Gala®, desenvolvida  através de parceria público-privada. “É a primeira maçã gala com a casca totalmente roxa brasileira, que é um sucesso de vendas e, sobretudo, um sucesso para o produtor rural a quem interessa ter uma fruta de excelente qualidade”, informa.

O diretor da Pronatu, Edson Skurczinski, atendeu inúmeras pessoas interessadas nos produtos de mel e derivados apresentados por ele no estande. “Agradecemos à Embrapa pela parceria e oportunidade de mostrar nossos produtos para o mercado interno e externo aqui nessa Feira que é uma das maiores do país”. E a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) também esteve presente no estande, onde apresentou o arroz Brilhante, o primeiro arroz rastreado com tecnologia da Embrapa disponível para indústrias de arroz.

O diretor-executivo de Governança e Informação da Embrapa, Alderi Emídio de Araújo, que participou da cerimônia de abertura da Anuga, destaca que a Feira é fundamental para a abertura de mercados, avanço no desenvolvimento de novos produtos e conhecimento sobre demandas de consumidores para a identificação de produtos que devem ser colocados no mercado. “O Brasil está saindo da condição de exportador de produtos in natura para a de exportador de produtos industrializados com maior valor agregado. O Brasil produz muito, mas é preciso produzir com qualidade e sustentabilidade. Aquilo que não é sustentável, hoje, não se posiciona adequadamente no mercado mundial e nem no mercado interno, então é preciso trabalhar cada vez mais na direção da produção sustentável de alimentos e, ao mesmo tempo, trazer o conceito de saúde única, de que precisamos nos alimentar bem, não só em quantidade, mas em qualidade”.

A RG Think Food, consultoria estratégica em inovação para a indústria de alimentos e bebidas, também esteve no estande da Embrapa com quem tem um termo de trabalho em parceria. O diretor de Novos Negócios, Augusto Terra, explica que a RG Think está em contato constante com a indústria e o mercado buscando trazer resultados para eles. “Conectamos isso com o nosso conhecimento sobre o que a Embrapa está desenvolvendo para atender uma demanda tecnológica dessa indústria, então o nosso papel é disseminar esse conhecimento da indústria e buscar parceiros para fazer a transferência tecnológica da Embrapa”.

Nesta edição, a Anuga contou com mais de 192 horas de conteúdo; 510 estandes em exposição; 17 pavilhões internacionais; 20 pavilhões nacionais e mais de 38 países expositores. A Embrapa é parceira estratégica da Anuga, assim como ABIR, ABIS, Abrasel, Apex-Brasil e Expo Supermercados.

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Press inquiries

Phone number: 21 3622-9673

Further information on the topic
Citizen Attention Service (SAC)
www.embrapa.br/contact-us/sac/

Find more news on:

anuga-2025embrapa-na-anuga-2025