Embrapa + Amazônia: comunicação em rede para a pesquisa agropecuária e florestal no Brasil Amazônico
Embrapa + Amazônia: comunicação em rede para a pesquisa agropecuária e florestal no Brasil Amazônico
Foto: Rosa, Ronaldo
A proposta de projeto tem como objetivo geral aprimorar a imagem da Embrapa como instituição de referência em soluções tecnológicas sustentáveis no campo da agropecuária e floresta para a Amazônia Legal junto a seus públicos de interesse, em especial formadores de opinião, imprensa regional, nacional e internacional, empregados da rede Embrapa e a sociedade em geral. Para isso propõe estratégias de comunicação em rede entre as nove Unidades de pesquisa da empresa na região e outras Unidades do Sistema Embrapa em um arranjo de projetos de Comunicação, TT e P&D.
Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amapá, Embrapa Roraima, Embrapa Rondônia, e mais recentemente Embrapa Cocais, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Agrossilvipastoril desenvolvem pesquisas para compreender a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo e seus vínculos com as mudanças climáticas globais e regionais, para minimizar os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente; e geram tecnologias para assegurar a produção sustentável na região e a preservação dos recursos naturais.
O projeto apresenta, por meio de análise de conteúdo de clippings nacionais, do microblog twitter e da Pesquisa de Imagem 2011-2012 um contexto inicial desfavorável junto à mídia e stakeholders da Embrapa, que não têm na empresa uma fonte de referência de informações sobre a relação entre produção, meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia. Isso pressupõe um desconhecimento geral sobre a atuação da Embrapa na região, o que contradiz a sua história e sua atuação na Amazônia Legal. Soma-se a esse contexto, a implantação de três novas Unidades de pesquisa (Cocais, Agrossilvipastoril e Aquicultura) com atuação nos Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso – integrantes parciais do bioma Amazônia - ainda em fase de consolidação da missão nesses locais. O momento é propício para ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel da Embrapa como promotora do desenvolvimento sustentável e sua atuação na região amazônica.
Os objetivos específicos deste arranjo propõem estabelecer e consolidar a atuação em rede entre as Unidades da Embrapa localizadas na Amazônia Legal e outras Unidades do Sistema Embrapa no âmbito da Comunicação; desenvolver produtos corporativos de comunicação para públicos formadores de opinião; estabelecer fluxos de informação e fortalecer o relacionamento entre as Unidades Embrapa e seus públicos estratégicos.
O resultado geral esperado dessa proposta é o aumento em 30% da imagem adequada sobre a atuação da Embrapa na Amazônia Legal relativas às temáticas “sistemas sustentáveis de produção e serviços ambientais/mudanças climáticas” junto a seus principais públicos de interesse, sendo aferido por meio de pesquisas de imagem. Em termos de resultados específicos, espera-se o aumento em 20% da visibilidade qualificada na imprensa nacional e internacional sobre a atuação da Embrapa na Amazônia Legal; a capacitação de pelo menos 30% das equipes de pesquisa das nove Unidades componentes do projeto em relacionamento com a mídia; e consequentemente a melhoria da percepção da qualidade do relacionamento entre a Embrapa e os públicos de interesse do projeto.
Embrapa Acre, Embrapa Amazônia Ocidental, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Amapá, Embrapa Roraima, Embrapa Rondônia, e mais recentemente Embrapa Cocais, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Agrossilvipastoril desenvolvem pesquisas para compreender a importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo e seus vínculos com as mudanças climáticas globais e regionais, para minimizar os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente; e geram tecnologias para assegurar a produção sustentável na região e a preservação dos recursos naturais.
O projeto apresenta, por meio de análise de conteúdo de clippings nacionais, do microblog twitter e da Pesquisa de Imagem 2011-2012 um contexto inicial desfavorável junto à mídia e stakeholders da Embrapa, que não têm na empresa uma fonte de referência de informações sobre a relação entre produção, meio ambiente e sustentabilidade na Amazônia. Isso pressupõe um desconhecimento geral sobre a atuação da Embrapa na região, o que contradiz a sua história e sua atuação na Amazônia Legal. Soma-se a esse contexto, a implantação de três novas Unidades de pesquisa (Cocais, Agrossilvipastoril e Aquicultura) com atuação nos Estados do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso – integrantes parciais do bioma Amazônia - ainda em fase de consolidação da missão nesses locais. O momento é propício para ampliar o conhecimento da sociedade sobre o papel da Embrapa como promotora do desenvolvimento sustentável e sua atuação na região amazônica.
Os objetivos específicos deste arranjo propõem estabelecer e consolidar a atuação em rede entre as Unidades da Embrapa localizadas na Amazônia Legal e outras Unidades do Sistema Embrapa no âmbito da Comunicação; desenvolver produtos corporativos de comunicação para públicos formadores de opinião; estabelecer fluxos de informação e fortalecer o relacionamento entre as Unidades Embrapa e seus públicos estratégicos.
O resultado geral esperado dessa proposta é o aumento em 30% da imagem adequada sobre a atuação da Embrapa na Amazônia Legal relativas às temáticas “sistemas sustentáveis de produção e serviços ambientais/mudanças climáticas” junto a seus principais públicos de interesse, sendo aferido por meio de pesquisas de imagem. Em termos de resultados específicos, espera-se o aumento em 20% da visibilidade qualificada na imprensa nacional e internacional sobre a atuação da Embrapa na Amazônia Legal; a capacitação de pelo menos 30% das equipes de pesquisa das nove Unidades componentes do projeto em relacionamento com a mídia; e consequentemente a melhoria da percepção da qualidade do relacionamento entre a Embrapa e os públicos de interesse do projeto.
Ecossistema: Amazônico
Situação: concluído Data de Início: Fri Nov 01 00:00:00 GMT-03:00 2013 Data de Finalização: Mon Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2016
Unidade Lider: Embrapa Amazônia Oriental
Líder de projeto: Ana Laura Silva de Lima Costa
Contato: analaura.lima@embrapa.br
Palavras-chave: imagem, rede, comunicação, embrapa, Amazonia