Queijo Artesanal de Alagoa, da tradição ao futuro – uma evolução mercadológica
Queijo Artesanal de Alagoa, da tradição ao futuro – uma evolução mercadológica
Foto: Maria de Fátima, Pires
Levantamentos realizados pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) estimam que, no Estado de Minas Gerais existem aproximadamente 30 mil produtores de queijos artesanais. Estudos recentes em Alagoa-MG e municípios vizinhos caracterizaram o ambiente (clima, relevo, água, solo, etc.), os aspectos sociais (perfil dos produtores), microbiológicos (água, leite, fermento, salmoura e queijo em diferentes estágios de maturação) e econômicos dos sistemas de produção de leite e queijo da região. Estes estudos permitiram o reconhecimento e o estabelecimento dos regulamentos técnico de Identidade e Qualidade de queijo artesanal de Alagoa e da Mantiqueira de Minas. Com a evolução do processo e, atendendo a demanda dos produtores, em particular daqueles associados da APROALAGOA (Associação dos Produtores Rurais de Alagoa) este projeto propõe desenvolver soluções digitais como uma das alternativas de comercialização do queijo. Inicialmente estão sendo estudados e mapeados o mercado e os canais de comercialização buscando concentrar todo este processo em um local específico, propiciando o cadastramento dos compradores e ampliando as formas de pagamento e relacionamento entre os produtores e compradores (muito deles consumidores finais do produto). A proposta é o desenvolvimento de um software web (site institucional) e de um setup da plataforma e-commerce, a serem administrados pela APROALAGOA, estando disponíveis aos produtores e compradores. O site institucional da APROALAGOA está sendo desenvolvido em termos de layout e conteúdo, como subsídio a formulação das estratégias de marketing digital. O setup na plataforma de e-commerce está sendo construído por meio da configuração inicial da loja para a gestão digital da comercialização. Após reuniões entre a equipe do projeto, o técnico da Emater-MG de Alagoa e os associados da APROALAGOA, iniciou-se o plano de marketing digital com disponibilização para a Appta Marketing Digital (empresa responsável pelo desenvolvimento do site) das credenciais de acesso às redes sociais da Aproalagoa. Ao mesmo tempo foram aplicados questionários em 22 produtores associados e coletadas informações para identificar a tipologia de mercados acessados pelos produtores. Caracterizou-se os “compradores” do produto (varejistas, intermediários e consumidores finais), volume de venda para cada segmento, tempo de relação comercial com o canal de comercialização, formas de pagamento acordadas, etc. Assim, a partir do conhecimento das relações mercadológicas dos produtores de queijo artesanal de Alagoa, surge a perspectiva de comercialização por meio digital organizado, encurtando a cadeia de venda e possibilitando o aumento da renda dos produtores.
Situação: concluído Data de Início: Sun Aug 01 00:00:00 GMT-03:00 2021 Data de Finalização: Mon Jul 31 00:00:00 GMT-03:00 2023
Unidade Lider: Embrapa Gado de Leite
Líder de projeto: Maria de Fatima Avila Pires
Contato: maria.pires@embrapa.br