Análise dos tipos de comercialização de feijão-comum no Estado de Goiás.
Análise dos tipos de comercialização de feijão-comum no Estado de Goiás.
Autoria: ASSUNÇÃO, P. E. V.; WANDER, A. E.
Resumo: Nos últimos anos, várias mudanças ocorreram na cadeia produtiva do feijão-comum, o que causou novas maneiras de coordenação e estruturação, tanto da etapa de produção, quanto da etapa de comercialização e distribuição. Este trabalho tem como objetivo abordar os aspectos envolvidos nas transações que ocorreram na distribuição do feijão-comum, sob a ótica da Economia dos Custos de Transação (ECT). O que se pôde observar é a configuração de três canais de comercialização e organização da cadeia diferentes, cada um apresentando suas peculiaridades e funcionamentos distintos. Como resultados, observou-se maior eficiência dos canais de comercialização e distribuição que buscam a integração vertical da produção. A cadeia produtiva como um todo caminha para a coordenação por meio de contratos, o que pode diminuir a participação do intermediário, agente muito comum e de presença constante dentro da cadeia de comercialização do feijão-comum.
Ano de publicação: 2015
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Arroz e Feijão
Palavras-chave: Cadeia produtiva, Comercialização, Custo, Feijão, Goiás-GO
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.