Dinaminização do processo educacional e de relações em sala de aula: fórum de discussão.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): TOCCHETTO, M. R. L.; PEREIRA, L. C.; TOCCHETTO, A. L.; TOCCHETTO, F. L.; BEVILAQUA, D. B.

Summary: O ensino superior geralmente é centrado no professor e no seu conhecimento. As aulas geralmente são expositivas, leituras de texto e seminários, dificilmente debate-se sobre os procedimentos metodológicos do ensino superior (Silva, 1996). Pode-se dizer que muitas práticas educativas seguem uma pedagogia tradicional, centrando o ensino no professor. As aulas limitam-se na exposição do conteúdo pelo professor e ao estudante compete fazer anotações, estudar para as provas e/ou elaborar os trabalhos de pesquisa bibliográfica propostos pelo mesmo (Correa, 2004). O contexto educacional passa por um momento de transição, no qual novas metodologias de ensino e aprendizagem vêm em resposta, havendo necessidade de dinaminização das relações em sala de aula e do próprio processo educacional. As tecnologias de informação e comunicação apresentam-se como uma ferramenta para construir este ambiente crítico e transformador. Grabauska e Bastos (2003) partindo dos pressupostos da investigação-ação, incorporaram os procedimentos da pedagogia da libertação ?uma nova dimensão, nitidamente interessada em emancipação dos seres humanos e francamente favoráveis transformação da realidade??. Não podemos ser educadores críticos e transformadores sem criticar, sem estar aberto às críticas e, sem transformar as relações educativas no cotidiano da sala de aula (Correa, 2004). O uso de diferentes ambientes, virtual e presencial, ao incorporar ao processo de ensino-aprendizagem, oportuniza esta visão crítica da realidade, a partir da investigação e ação. Dispõe-se hoje de uma ferramenta muito completa para ser utilizada no ensino, a internet. A rede mundial de computadores evolui constantemente, pois não trafegam pela rede apenas textos e imagens, mais sim vídeos, som e qualquer tipo de mídia. A internet é considerada um dos meios de comunicação mais completos, pois consegue suportar diferentes mídias, e com certeza é uma ferramenta muito bem vista e muito bem utilizada na educação. Utilizar o computador, de modo geral e a internet, de modo particular, não significa trocar o giz e a lousa pela tela e o mouse. Significa, principalmente, mudar de atitude: o professor não pode mais agir na forma tradicional onde o aluno é apenas um sujeito passivo do processo - Ele precisa ?saber? - e isso não se dá pelo simples uso da internet. A mudança necessária do professor se faz em qualquer ambiente, pois não é o ambiente que precisa mudar: é a mentalidade com respeito ao processo ensino-aprendizagem (Mayer et all, 2001). O uso da internet em conjunto com o ensino presencial se torna igualmente relevante, face, muitas vezes, a inexistência de tempo, a uma maior interação entre os alunos e o professor e, alunos e alunos (Ferraz, 2004). Não se deve considerar que esta nova tendência, principalmente no campo educacional, vá levar a uma informatização do ensino. Pelo contrário, as novas possibilidades de informação e comunicação, se bem utilizadas, poderão tornar a educação mais eficiente e inovadora (Carvalho e Schee, 2004). Este contexto contribuiu para a definição do objetivo trabalho, que foi construir um ambiente virtual, Fórum de Discussão, a fim de complementar e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

Publication year: 2006

Types of publication: Paper in annals and proceedings

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.