Atuação do Brasil no mercado internacional de uvas e vinhos - Panorama 2004.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): MELLO, L. M. R. de

Summary: A atuação do Brasil no mercado internacional se apresenta deficitária no que diz respeito a balança comercial do setor vitivinícola. O país de caracteriza como importador no mercado de vinhos finos e de uvas passa. Em 2004 a participação dos vinhos importados em relação aos vinhos finos de mesa (de viníferas) comercializados no país representou 62,26% do total consumido no mercado interno, representando um incremento nas importações de 34,59%, em relação ao ano anterior (Tabela 1). A globalização da economia permitiu ao consumidor ter a sua disposição marcas e origens de vinhos de grande parte dos países produtores. Da mesma forma em que os vinhos importados estão tomando o espaço dos vinhos finos nacionais no mercado brasileiro, o Brasil está se preparando para ingressar em novos mercados no exterior. O Rio Grande do Sul criou um Consórcio de Exportação (Wines for Brezil) e está elaborando o planejamento estratégico visão 2025, como instrumentos para a valorização e o desenvolvimento da Vitivinicultura Brasileira.

Publication year: 2005

Types of publication: Booklets

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.