Estratégias de comercialização da agricultura familiar: estudos de caso em assentamentos rurais do estado de São Paulo.

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Autoria: UENO, V. A.; NEVES, M. C.; QUEIROGA, J. L. de; RAMOS FILHO, L. O.; OLIVEIRA, L. P. de

Resumo: Resumo: A agricultura familiar é responsável por garantir boa parte da segurança alimentar do país sendo importante fornecedora de alimentos para o mercado interno. Isto é ilustrado por dados do censo do IBGE (2006), que mostram expressiva participação da agricultura familiar em importantes culturas. Apesar desta importância, a agricultura familiar enfrenta várias dificuldades, como a dificuldade de acesso a diferentes mercados e obtenção de preços justos pela produção, que possibilite a capitalização do agricultor, a ampliação da sua produção, melhoria da produtividade e a possibilidade de fixação das novas gerações no campo. Pela relevância do tema, a Embrapa Meio Ambiente, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA-SP), a UNESP e UFSCar desenvolvem um estudo que busca identificar as formas de comercialização existentes, avaliar as suas características, barreiras e eventuais soluções, com enfoque na produção de Sistemas Agroflorestais, e tendo como base dois estudos de caso na região Nordeste de São Paulo: os assentamentos Sepé Tiaraju e 17 de Abril. Este trabalho descreve a fase inicial deste estudo, com o levantamento preliminar das estratégias de comercialização e suas características, tendo a literatura como fonte principal de informação. O trabalho será posteriormente complementado com levantamento de campo, junto aos agricultores, associações e outros agentes do processo de comercialização. Como resultado desta fase inicial foi gerado uma tipologia com a classificação das diferentes formas de comercialização, tendo a preocupação de definir conceitualmente cada canal e registrar suas características, seus aspectos positivos e negativos.

Ano de publicação: 2016

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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