Associação entre formação de doutores no exterior e internacionalização da base de conhecimentos: estudo de casos.
Associação entre formação de doutores no exterior e internacionalização da base de conhecimentos: estudo de casos.
Autoria: RAMOS, M. Y.; GARAGORRY, F. L.
Resumo: Neste artigo faz-se uma análise quantitativa da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional em quatro países ? Brasil, México, China e Coreia do Sul ? no período 1997- 2013. Verificou-se a existência de distintos padrões de inserção no sistema global de ciência: Brasil e China ainda são dependentes da formação de doutores em instituições de classe mundial para manter ou aumentar a internacionalização de suas bases de conhecimentos; Coreia do Sul e México, sob a influência de condições e trajetórias específicas, conseguem manter sua inserção científica internacional, mesmo reduzindo a formação de quadros em instituições de classe mundial no exterior. Comportamentos similares no que se refere à evolução das duas variáveis ao longo do período reforçam a plausibilidade da associação entre formação de doutores no exterior e colaboração científica internacional.
Ano de publicação: 2016
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Informação Tecnológica
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