Pescado na alimentação escolar: caracterização nutricional.
Pescado na alimentação escolar: caracterização nutricional.
Autoria: SILVA, R. R. M.; PIRES, C. R. F.; ALMEIDA, H. C. DE A.; SOUSA, D. N. de; SANTOS, V. F.
Resumo: O desenvolvimento de preparações a base de pescado ainda é pouco explorado na alimentação escolar. Pensando nisso, avaliou-se a composição nutricional de quatro preparações utilizando carne mecanicamente separada de peixe, e os resultados obtidos comparados com os dados oriundos de tabelas de composição de alimentos. Após a elaboração da ficha técnica de cada receita, foi estimado o custo de cada preparação. As análises da composição centesimal das amostras foram elaboradas em triplicata. A comparação dos resultados da análise direta foi efetuada com os dados das tabelas de composição de alimentos: TACO (LIMA, 2006), FRANCO (2007) e IBGE (1996) sendo realizada pela estimativa de diferença. Os resultados mostraram que há diferença entre os valores de composição nutricional realizados por análise direta e indireta e que não há limitação para a inserção do pescado na alimentação escolar, tendo em vista a viabilidade do custo, do modo de preparo e do valor nutricional de cada prato.
Ano de publicação: 2017
Tipo de publicação: Artigo de periódico
Unidade: Embrapa Pesca e Aquicultura
Palavras-chave: Alimentação, Alimentação escolar, Comportamento saudável, Nutrição humana, Peixe, Segurança alimentar
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