Situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): FERREIRA, P. R.; SOUSA, D. N. de; AMODEO, N. B. P.

Summary: As organizações necessitam desenvolver estratégias que viabilizem aprendizagens, que permitam a articulação de processos cada vez mais eficientes no desenvolvimento de sua cultura organizacional, sustentando sua identidade e funcionamento. Nas cooperativas essa necessidade é reconhecida desde suas origens. Assim, a chamada educação cooperativista está indissoluvelmente ligada ao seu desenvolvimento, proclamando-se como crucial para o cumprimento dos objetivos organizacionais, destinando-se recursos específicos para isso. Nessa perspectiva, uma adequada gestão cooperativa e o desenvolvimento da cooperação requerem processos educativos próprios para garantir o sucesso empresarial e social. Assim, para melhor compreensão do tema, o objetivo geral busca entender a situação da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias de Minas Gerais e como objetivo específico analisar o papel e o significado da educação cooperativista nas cooperativas agropecuárias identificadas. Trata-se de uma pesquisa exploratória na qual, para levantar os dados empíricos, foram encaminhados questionários para 170 cooperativas agropecuárias mineiras às quais se teve acesso. Desse modo, buscou-se identificar os principais problemas da educação cooperativa, segundo a percepção dos respondentes, assim como quais seriam suas potencialidades e/ou seus pontos fortes Percebeu-se que nas 51 cooperativas respondentes, a educação cooperativista está insuficientemente desenvolvida, não existindo uma única definição conceitual do que seja ou das temáticas que ela deva englobar. A heterogeneidade das organizações estudadas permite entender a polissemia do conceito de educação cooperativista e revelar uma variedade de atividades e públicos para os quais são organizadas essas atividades. Verificou-se a presença de três áreas privilegiadas nos conteúdos que as cooperativas agropecuárias identificam como fazendo parte da educação cooperativista: gestão empresarial, gestão social (participação dos associados na gestão, relacionamento com os sócios e promoção dos valores, princípios e cultura cooperativa) e assistência técnica aos cooperados. Observa-se, assim, a existência de um campo da educação cooperativista que apresenta heterogeneidade de organizações promotoras de formação e capacitação, multiplicidade de significados atribuídos ao conceito de educação cooperativista, de públicos e das temáticas promovidas, assim como nas metodologias e no tipo de atividades incluídas nos processos de capacitação destinados a essas organizações cooperativas agropecuárias.

Publication year: 2018

Types of publication: Journal article

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.