Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
Construção do conhecimento agroecológico a partir das percepções dos educadores de escolas rurais da Amazônia Oriental.
Autoria: MATOS, L. M. S. de; ANDRADE, J. P. de; BORGES, A. C. M. R.; AZEVEDO, C. M. B. C. de; MATOS, G. B. de; KATO, O. R.
Resumo: Este trabalho busca compreender a partir das percepções dos educadores, como a construção do conhecimento agroecológico está sendo trabalhado na perspectiva da educação do campo. A pesquisa foi realizada com 21 professores de escolas rurais da rede pública de ensino, de municípios do Nordeste Paraense. Na coleta de dados utilizou-se a observação direta. A partir da análise das narrativas provenientes das rodas de conversa, compreendeu-se que os educadores adotam nos currículos escolares os saberes e culturas locais, promovendo a construção coletiva do conhecimento agroecológico, e assim, alcançando uma educação do campo
Ano de publicação: 2018
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Amazônia Oriental
Palavras-chave: Agroecologia, Educação do campo, Saber local, Tipitamba
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.