Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
Comunicação interna como estratégia para estimular o sentimento de pertencimento.
Author(s): FARIA, G. R.; COSTA, R. da C. T.; SANTOS, A. C. dos; BALDAN, A.
Summary: A partir do segundo semestre de 2010 a equipe da Embrapa Agrossilvipastoril foi crescendo a cada semana. O maior número de pessoas demandou a separação dos empregados em dois prédios. A comunicação, até então feita de boca em boca ou em reuniões, passou a ter outras necessidades. Inicialmente um informativo eletrônico foi criado para ser a principal fonte de comunicação interna. Porém, como a empresa estava crescendo e iniciando suas atividades, era necessário que a comunicação acompanhasse esse desenvolvimento de maneira planejada e estratégica. Para isso, a equipe do Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) submeteu e aprovou projeto ?Ações estratégicas para integração dos empregados e estímulo ao sentimento de pertencimento em relação à Embrapa Agrossilvipastoril?. Além de estruturar a comunicação interna, esse trabalho buscou promover a integração de empregados e familiares que chegavam à empresa e também estimular e manter o sentimento de pertencimento que se aflorava naquele momento de construção da Embrapa Agrossilvipastoril. Com esse sentimento de pertencimento, esperava-se aumentar o vínculo dos empregados com a empresa, reduzindo o iminente problema da evasão de talentos, causado pela distância de Sinop em relação aos grandes centros e às regiões de origem da maioria da equipe. Todas as ações foram feitas respaldadas em pesquisas de opinião realizadas antes, durante e após o projeto. A participação do público, aliás, foi um ponto importante em todo o trabalho, dando voz e espaço a todos aqueles que quisessem participar e incentivando essa participação.
Publication year: 2019
Types of publication: Book sections
Observation
Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.
Access other publications
Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.