Os "novos" mercados e sua contribuição para a inclusão produtiva dos agricultores familiares no Tocantins.

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Author(s): SOUSA, D. N. de

Summary: Os "novos" mercados são construções sociais baseadas em especificidades que decorrem dos processos de diferenciação dos produtos. Este artigo analisa a contribuição dos ?novos? mercados para a inclusão produtiva dos agricultores familiares e, em seguida, discute quais mercados as políticas públicas têm potencializado no estado do Tocantins. Na metodologia utilizou-se da técnica de entrevistas, as quais foram realizadas junto a extensionistas rurais e gestores públicos que atuam com os públicos da agricultura familiar. Os resultados sugerem que o diferencial dos "novos" mercados é a reaproximação entre os agricultores familiares e os consumidores. Conclui-se que os mercados institucionais, fomentado pelas políticas públicas: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além das feiras locais, são os principais mercados acessados pelos agricultores familiares. Por sua vez, os extensionistas são considerados fundamentais para fazer a "ponte" para a inserção dos agricultores nesses ?novos? mercados e também no acesso das políticas públicas que os potencializam.

Publication year: 2020

Types of publication: Journal article

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