O agronegócio nas relações comerciais Brasil-Estados Unidos.

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Autoria: JANK, M. S.; GILIO, L.; COSTA, C. C. da; GUIMARÃES, M.

Resumo: Os Estados Unidos e o Brasil figuraram, em 2018, respectivamente, entre os maiores importadores e exportadores de produtos do agronegócio. No entanto, o Brasil respondeu por apenas 3% da demanda norte-americana, participação que decresce desde 2012, em contraposição à evolução positiva da inserção mundial brasileira no mesmo período. Este estudo buscou uma maior compreensão desse quadro, com uma análise descritiva de dados e um mapeamento dos fluxos de comércio e das barreiras comerciais que os produtos do agronegócio brasileiro enfrentam no mercado norte-americano. Os resultados evidenciaram que o Brasil não tem conseguido transpor níveis de proteção tarifária do mercado norte-americano de maneira efetiva, e isso pode estar associado à baixa abertura e ao alto nível de proteção do mercado interno brasileiro, o que dificulta a negociação de acordos preferenciais. Além disso, identifica-se que o Brasil poderia diversificar a pauta exportadora para aquele país, incentivando produtos de crescente demanda. De modo geral, as informações levantadas indicam que o Brasil possui grande potencial para melhorar sua atuação nesse mercado, mas precisa de uma visão mais estratégica para promover uma maior integração comercial. Agribusiness in Brazil and United States trade relations Abstract ? The United States and Brazil were, in 2018, respectively, among the largest importers and exporters in the world market for agribusiness products. However, when assessing the trade flow between these countries, it is noticed that Brazil corresponded to only 3% of North American demand, a participation that has been decreasing since 2012, in contrast to the positive evolution of the Brazilian world insertion in the same period. This study sought a greater understanding of this situation, performing a descriptive analysis of data, with a mapping of trade flows and trade barriers that Brazilian agribusiness products face in the North American market. The results showed that Brazil has not been able to transpose levels of tariff protection in the North American market effectively and this fact may be associated with the low opening and high level of protection of the Brazilian domestic market, which make it difficult to negotiate preferential agreements. In addition, it is identified that Brazil could seek greater diversification of the export basket for this country, encouraging products of increasing demand. In general, the information collected indicates that Brazil has great potential to improve its performance in this market, but needs a more strategic view in order to promote greater trade integration.

Ano de publicação: 2020

Tipo de publicação: Artigo de periódico

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