Sustentabilidade da cadeia produtiva do milho.

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Summary: Cadeias de valor agropecuário representam complexidade de produção, infraestrutura e logística de armazenagem e escoamento para o mercado. Oportunidades para explorar as vantagens comparativas e competitivas requerem compreender, formular, e implementar estratégias de ação para associação de interesses comerciais na atividade agropecuária, e constituem os elementoschaves para as decisões de produzir, vender, processar, transformar e agregar valor, produtividade, sustentabilidade e impactos. A cadeia de valor do milho é um típico exemplo de um negócio da bioeconomia, de interesse público e privado, porquanto, trata-se de bioalimento, uma base vegetal e de proteína animal, que envolve bioenergia, bioprocessos, biomoléculas, bioprodutos, biomateriais e uma diversidade de usos industriais e de consumo humano. A cadeia produtiva do milho é usualmente descrita enfatizando oportunidades e gargalos, relatando bem a situação brasileira de uma commodity agrícola relevante. Entretanto, nesta cadeia de valor, devem-se buscar avanços na agenda de interesse para o Brasil, visando orientar e alinhar firmemente os agentes e as instituições públicas e privadas, nos vários segmentos da cadeia de produção (antes, dentro e pós-porteira) para os cenários e as vantagens competitivas e comparativas relacionadas aos volumes de negócios, além de promover a disponibilidade das alternativas tecnológicas, mercadológicas e de logística de produção, distribuição e usos. O Brasil experimenta um longo período de ganhos de produtividade e de abundância de alimentos e esta é uma agenda de interesse que o País precisará potencializar, com inteligência estratégica e negocial, para agregar valor às commodities agropecuárias, incluindo a cadeia de valor do milho, focada em inovação, empreendedorismo e mercado. A segurança alimentar e nutricional mundial, no âmbito das mudanças climáticas e pelos reflexos da pandemia causada pelo coronavírus na população e nos setores produtivos, produzirá externalidades nas cadeias produtivas de grãos e de proteína animal, requerendo propósitos, conectividade e foco para novas estratégias negociadas para alianças, visando agregação de valor, produtividade e sustentabilidade do negócio agropecuário.

Publication year: 2021

Types of publication: Booklets

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