Breve análise do impacto da pandemia da covid-19 sobre as indústrias de processamento de pescado.

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Autoria: CHICRALA, P. C. M. S.; SANTOS, V. R. V. dos; LIMA, L. K. F. de; SOUSA, D. N. de; KATO, H. C. de A.; UMMUS, M. E.; VALE, T. M. do

Resumo: O isolamento social é considerado fundamental para a frear a evolução da Covid-19. Essa medida restritiva provocou uma queda nos serviços de alimentação e em seus respectivos canais de distribuição. Como uma forma de superar as dificuldades da pandemia, as indústrias de alimentos de uma maneira geral, precisaram inventar novos produtos e adotar diferentes técnicas de marketing e logística. Em relação as indústrias de pescado, a implantação de protocolos higiênico-sanitários mais seguros e restritos tornaram-se obrigatórios para o funcionamento, sempre com o objetivo de se preservar a saúde de seus colaboradores. Devido a necessidade de se caracterizar as unidades de beneficiamento de peixes brasileiras, bem como entender o processamento do pescado pré e pós pandemia, a equipe da Embrapa Pesca e Aquicultura elaborou uma série de estudos sobre esta temática. No caso deste artigo, o objetivo foi analisar os impactos causados pela pandemia sobre a rotina das empresas de beneficiamento de pescado no Brasil. As informações foram direcionadas à representantes de unidades de beneficiamento na região Norte, Nordeste e Centro Oeste. No total,13 empresas aceitaram participar da pesquisa e as repostas foram obtidas por contatos telefônicos ou e-mail. Face a apreciação dos dados, um dos pontos relevantes foi de que a maioria das indústrias manteve o seu quadro de funcionários sem qualquer necessidade de demissões. Um comportamento similar foi observado em relação ao não fechamento das empresas. Já com relação à necessidade de suspensão das atividades por 30, 60 dias ou férias compulsórias de 30 dias, alguns relatos foram observados. Extraiu-se com o estudo que durante o período pandêmico, a indústria de beneficiamento de pescado, nas 3 regiões estudadas, permaneceu com a oferta de pescado aos consumidores com pouca variação de preço final.

Ano de publicação: 2021

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