Arroz e feijão sob o enfoque dos consumidores.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): FERREIRA, C. M.; FIGUEIREDO, R. S.

Summary: Os hábitos alimentares e o comportamento dos consumidores são moldados nas circunstâncias em que vivem. O meio ambiente, a atuação das instituições públicas e privadas, as atividades relacionadas à produção, a infraestrutura disponível, o processamento e a distribuição são fatores determinantes nas escolhas, tanto no nível doméstico como individual, estabelecendo o tipo de alimento adquirido, a quantidade, a forma de armazenamento e de preparação e o consumo e a composição da alimentação familiar, considerando gênero, idade e condições de saúde. O consumidor é a peça central dos sistemas alimentares, visto que tudo ocorre em função do atendimento dos seus desejos e escolhas, influenciados por vários mecanismos e situações. Torna-se fundamental conhecer particularidades do comportamento, motivações, restrições, nível e tipo de informações que determinam as decisões dos consumidores sobre o arroz e o feijão. A partir desse entendimento, torna-se possível planejar e propor mudanças coletivas ao comportamento dos consumidores, inclusive motivando-os a optarem por alimentos produzidos em sistemas sustentáveis, melhorando a segurança alimentar, nutricional e de saúde.

Publication year: 2021

Types of publication: Book sections

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.