A localização geográfica como fator determinante na compra de laticínios durante a pandemia COVID-19.

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Autoria: SIQUEIRA, K. B.; CHAVES, D. O.; DINIZ, F. H.; PACHECO, F. C.

Resumo: RESUMO - Os padrões alimentares podem variar nas regiões geográficas brasileiras, que foram afetadas de forma diferente pela pandemia de COVID-19. Este estudo teve como objetivo verificar se o local de residência dos indivíduos afetou o consumo de laticínios durante a pandemia, considerando tanto a quantidade de produto consumida quanto os fatores que influenciam a decisão de compra. Resíduos de Pearson ajustados foram utilizados para avaliar a associação entre a variável estado e aquelas relacionadas ao consumo de laticínios. A coleta de dados foi realizada por meio de aplicação de questionário online, no período de 23 de abril a 3 de maio de 2020. Os resultados mostraram que, para a maioria dos laticínios, foi observada associação significativa entre o local de residência e o consumo de laticínios. Uma maior associação com a manutenção ou maior consumo foi observada para as regiões com maior consumo de laticínios, sendo a marca que os consumidores estavam acostumados a comprar foi o fator determinante no momento da compra, mesmo diante de uma crise financeira. Também foi possível determinar os estados que estavam mais atentos às ações das empresas durante a pandemia e a importância da boa alimentação em uma crise de saúde pública. Por fim, os resultados podem contribuir para um melhor entendimento das particularidades do consumo de laticínios no Brasil, além de avaliar o comportamento do consumidor na atual crise econômica. ABSTRACT - Dietary patterns can vary in the Brazilian geographic regions, which have been affected differently by the COVID-19 pandemic. This study aimed to determine whether the place of residence of the individuals affected the consumption of dairy products during the pandemic, considering both the amount of product consumed and the factors that influence the purchase decision. Adjusted Pearson residuals were used to evaluate the association between the variable state and those related to the consumption of dairy products. Data collection was performed using an online questionnaire application, from April 23 to May 3, 2020. The results showed that, for most dairyproducts, a significant association was observed between the place of residence and the consumption of dairy products. A greater association with the maintenance or higher consumption was observed for the regions with a higher intake of dairy products, and the brand that consumers were used to buy was the determining factor at the time of purchase, even in the face of a financial crisis. It was also possible to determine the states that were most aware of the actions of companies during the pandemic and the importance of good nutrition in a public health crisis. Finally, the results can contribute to a better understanding of the particularities of the consumption of dairy products in Brazil, besides assessing the consumers? behavior in the current economiccrisis.

Ano de publicação: 2022

Tipo de publicação: Artigo de periódico

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