Análise da cadeia de valor do leite em Palmas-TO: caracterização, gargalos e estratégias de Upgrading.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): POLASTRINI, A.; PEDROZA FILHO, M. X.

Summary: O objetivo deste artigo foi analisar o perfil da cadeia de valor do leite de Palmas-TO, identificando gargalos e buscando estratégias para o upgrading dos produtores. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental para obtenção de dados secundários e aplicação de entrevistas semiestruturadas à 65 atores da cadeia para coleta de dados primários. A amostragem foi sequencial orientada. A cadeia é pouco especializada, heterogênea, os produtores idosos e com baixa escolaridade, as propriedades pequenas e a mão de obra familiar. A comercialização é informal em 77,5% das propriedades e o principal produto comercializado é o leite. Os principais gargalos da cadeia estão relacionados ao baixo nível tecnológico, sendo multifatoriais. As estratégias de upgrading são diferenciação, o enfoque e a certificação. Assim, o estudo sugere novas pesquisas que analisem políticas públicas, estruturas e requisitos que viabilizem a integração vertical, a superação de barreiras à verticalização e compreenda desconexão dos atores.

Publication year: 2022

Types of publication: Journal article

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.