Armazém da Caatinga e os produtos da agricultura familiar brasileira: um espaço de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos no território Sertão do São Francisco da Bahia.
Armazém da Caatinga e os produtos da agricultura familiar brasileira: um espaço de comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos no território Sertão do São Francisco da Bahia.
Author(s): SAMPAIO NETO, A.; PACHECO, C. S. G. R.; ARAUJO, J. L. P.; PADILHA FILHO, A. de S.; SANTOS, M. H. L. C.; SOBRAL, E. F. M.; VITAL JÚNIOR, S. A.; SANTOS, R. P. dos; SANTOS, F. C. dos; TOLENTINO, J. G. F.
Summary: A criação de espaços colaborativos de comercialização de produtos produzidos pela Agricultura Familiar de base agroecológica possibilita o fortalecimento do mercado, dado a maior preocupação da população em geral no consumo de alimentos mais saudáveis. Nessa perspectiva, contribuindo com a dinâmica dos Canais Curtos de Comercialização (CCC), aproximando uma rede de produtores locais de produtos oriundos da caatinga na Região do Vale do São Francisco à sua rede de consumidores é criado o Armazém da Caatinga Produtos da Agricultura Familiar Brasileira. Objetivo: Apresentar como se deu a implantação e tem se dado e tem se dado a gestão do Armazém da Caatinga?Produtos da Agricultura Familiar Brasileira? na comercialização de produtos de base agroecológica no município de Juazeiro-Bahia. Método: É um estudo de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Resultados: Criado em 2022, o Armazém da Caatinga ?Produtos da Agricultura Familiar Brasileira?, dispõem de uma variedade de produtos agroecológicos orgânicos e naturais regionais e um restaurante denominado ?Restaurante Caatingueiros?, com pratos regionais, naturais e orgânicos. Fortalecendo o mercado de produtos com base agroecológica, é gerido por meio da parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), apoiada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Conclusão: A implantação de mercados compartilhados contribui para o desenvolvimento sustentável territorial local, assim como para a articulação de políticas públicas para os empreendimentos da Agricultura Familiar e da Economia Solidária fortalecendo a competitividade, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico local.
Publication year: 2022
Types of publication: Book sections
Unit: Embrapa Semi-arid Region
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