Estudo dirigido (ED) - uma abordagem integradora na prática extensionista.

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Autoria: CASTRO, M. F. de; NOYA, E. de C.; FIGUEIROA, J. G.; COSTA, J. A. F.; DIESEL, V.

Resumo: Apesar dos esforços realizados nos últimos anos pelos Governos Federal e Estadual para retomar a Extensão Rural Pública em Pernambuco, o objetivo de se alcançar o rumo do desenvolvimento rural sustentável na agricultura familiar enfrenta ainda grandes dificuldades. No Território da Mata Sul de Pernambuco, por exemplo, o Desenvolvimento Rural continua focado, quase que unicamente, na questão da geração de trabalho e renda; ficando os outros aspectos para um segundo plano; e nem mesmo esse objetivo está sendo alcançado. Atualmente existe um consenso quanto à necessidade em se adotar uma abordagem participativa e de corresponsabilidade na Extensão; no entanto, as metodologias com orientação construtivista como o Diagnóstico Rural Participativo (DRP), precisam ser utilizadas em consonância com outras atividades, como os programas de formação e as práticas orientadas a promoção da inovação tecnológica; sem que haja hiatos entre elas. A estratégia metodológica aqui denominada Estudo Dirigido (ED) configura a sistematização (integração) de ações usuais na promoção da inovação tecnológica, abrangendo educação, planejamento e organização social, com o objetivo de empoderar as comunidades para o seu desenvolvimento sustentável, fazendo com que as tecnologias se tornem ferramentas acessíveis ao agricultor. Com a estratégia de ED pretende-se, além de articular as ações extensionistas, incentivar agricultores e agricultoras a exercitar a pesquisa e a leitura dos acervos técnicos disponíveis, principalmente da Minibiblioteca Embrapa, que está sendo distribuída na Zona da Mata através da parceria Embrapa, PROMATA, NAF e Secretaria de Educação do Estado, e da Arca das Letras do MDA.

Ano de publicação: 2010

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

Unidade: Embrapa Algodão

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