Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.
Siimulador de erosão como prática educativa para conservação de solos.
Resumo: A popularização da ciência surge como necessidade para que todo cidadão torne-se ativo colaborador no processo de mudanças paradigmáticas necessária na construção da nova civilização sustentável. Faz-se necessário disponibilizar informações de forma clara, que considere a complexidade inerente ao atual estágio de desenvolvimento de nossa sociedade. Como contraponto, a tecnologização da vida vem omitindo relações ecológicas, processos fundamentais à vida e sua continuidade. A complexidade do sistema solo fica exposta quando atenta-se para o processo de conservação de solo: nele, seus componentes físicos, químicos e biológicos compõe relações que podem ser melhor compreendidas se considerado sob a ótica da alfabetização ecológica. O presente trabalho descreve um simulador de erosão portátil de fácil confecção, como de ferramenta na ampliação das ações de conservação de solo. Assim, o modelo tende a exprimir a importância da conservação dos solos de modo prático e visual, podendo ser utilizando em classes com menores graus de instruções de escolaridade, assim como produtores semi-analfabetos, crianças em formações escolares em andamento e até níveis mais altos de escolaridade.
Ano de publicação: 2011
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Milho e Sorgo
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