O mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil.
O mercado consumidor de produtos da aquicultura no Brasil.
Author(s): PEDROZA FILHO, M. X.; FLORES, R. M. V.; CHAVES, T. C. B.
Summary: A aquicultura brasileira enfrenta muitos desafios que envolvem o consumo interno, dentre eles a falta de informações quanto aos hábitos e à frequência de consumo. Neste estudo, foram avaliadas as preferências e as frequências de consumo das principais espécies cultivadas, a partir de entrevistas on-line com 1.509 consumidores. O estudo revelou mudanças de comportamento nos hábitos de consumo do pescado por influência da pandemia da Covid-19, como nas preferências do local de consumo e do local de compra do pescado. Além disso, o estudo confirmou que tilápia, tambaqui e camarão são as espécies preferidas. Outro aspecto observado foi a inversão de preferência do pescado, em que a maioria dos consumidores escolheu peixes de água doce em detrimento dos de água salgada (mar); porém, uma grande parcela dos consumidores demonstrou pouco conhecimento sobre a forma de produção das espécies. Portanto, ressaltamos a importância de investir na divulgação de mais informações sobre o pescado, para que o consumidor possa explorar de forma mais eficiente a variedade de produtos que a aquicultura nacional pode oferecer. As informações contidas neste estudo visam a colaborar com o desenvolvimento de estratégias comerciais para o crescimento tanto da produção quanto da comercialização de produtos da aquicultura.
Publication year: 2023
Types of publication: Booklets
Observation
Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.
Access other publications
Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.