Visita técnica como ferramenta pedagógica na formação de estudantes de pós-graduação.
Visita técnica como ferramenta pedagógica na formação de estudantes de pós-graduação.
Autoria: COSTA, R. de J.; FELIZARDO, A. O.; AZEVEDO, H. P.; SA, T. D. de A.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a visita técnica realizada nas disciplinas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais como ferramenta pedagógica na formação dos estudantes do PPGAA/UFPA/Embrapa. Para coleta e sistematização dos dados utilizou-se o questionário semiestruturado aplicado através de uma enquete por meio do Google Formulários. Os resultados mostram que a visita técnica, na condição de uma ferramenta didático-pedagógica, é relevante por (i) proporcionar um espaço interdisciplinar (entre os estudante de diferentes áreas do conhecimento) e transdisciplinar (a partir do diálogo de saberes entre estudantes e agricultores); (ii) consolidar a aprendizagem teórica a partir da relação da aproximação com a prática em situações concretas; e, (iii) ampliar a visão sobre a diversidade e as especificidades da agricultura regional
Ano de publicação: 2020
Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings
Unidade: Embrapa Amazônia Oriental
Palavras-chave: Agroecologia, Educação, Realidade amazônica
Observações
1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima.
2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.
Acesse outras publicações
Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.