Variáveis que afetam a decisão de compra do consumidor de hortaliças

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Autoria: MONTEBELLO, A. E. S.; SANTOS, J. A. dos; MARJOTTA-MAISTRO, M. C.; PEDROSO, M. T. M.; SCHEDENFFELDT, B. F.

Resumo: O consumo e a compra de hortaliças são influenciados por diversos fatores, como perfil socioeconômico, preço de venda, disponibilidade e a busca por uma vida mais saudável. Dessa forma, este estudo teve como objetivo investigar o mercado de hortaliças, focando na escolha desses produtos de acordo com a faixa de renda dos consumidores, na disposição de pagar por diferentes grupos de hortaliças e na percepção sobre a rastreabilidade dos alimentos. Um questionário online aplicado em 2021, com 852 respostas provenientes de 186 municípios brasileiros, validou a relação entre a preocupação com a segurança alimentar e o consumo de treze grupos de hortaliças distribuídos em oito categorias. Os resultados revelam que, independentemente da faixa de renda, as hortaliças mais consumidas pelos participantes são do grupo batata, alface, tomate e cebola, com uma preferência média de 37%. este padrão sugere que tais alimentos são os mais populares entre os consumidores, possivelmente devido à sua ampla disponibilidade, custo acessível e familiaridade no mercado. em contraste, hortaliças menos convencionais, como alcachofra, flores comestíveis, ora-pro-nóbis e aspargo, mostraram uma participação menor, apenas 1,72% na faixa de renda mais baixa, indicando menor acessibilidade ou atratividade para consumidores com menor poder aquisitivo, devido a custos mais elevados. Portanto, conclui-se que este trabalho contribui para o entendimento das preferências de consumo de hortaliças em diferentes contextos socioeconômicos, destacando a importância de considerar variáveis como segurança alimentar e disponibilidade financeira na promoção de hábitos alimentares saudáveis.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo de periódico

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