Como a sustentabilidade ambiental é abordada nas instituições de ensino de Rondônia.
Como a sustentabilidade ambiental é abordada nas instituições de ensino de Rondônia.
Author(s): MENDES, B. M.; SALMAN, A. K. D.; BARBA, C. H. de
Summary: Os cursos de ciências agrárias formam profissionais que atuarão com o meio rural, e por isso as Instituições de Ensino devem ofertar uma educação direcionada para as práticas ambientais sustentáveis. O objetivo do artigo foi identificar como o tema sustentabilidade ambiental está presente nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) e de que forma as instituições inserem esse tema. A metodologia utilizada teve a abordagem qualitativa e quantitativa, e para coleta dos dados foi utilizada a análise documental e questionários com os docentes dos cursos de ciências agrárias da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Os resultados apontam que os docentes se empenham para desenvolver junto aos discentes as diversas formas e práticas de sustentabilidade ambiental nas instituições UNIR e IFRO. Conclui-se que a sustentabilidade ambiental está presente em todos os cursos do IFRO e da UNIR o curso de Medicina Veterinária foi o único que não apresentou a temática. Na concepção dos docentes a sustentabilidade ambiental é desenvolvida nas instituições investigadas.
Publication year: 2024
Types of publication: Paper in annals and proceedings
Unit: Embrapa Rondônia
Keywords: Agropecuária, Educação, Meio Ambiente, Práticas pedagógicas
Observation
Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.
Access other publications
Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.