Previsão de vendas de lácteos no Brasil.

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Autoria: GUIMARÃES, Y. M.; SIQUEIRA, K. B.

Resumo: Modelos de previsão são essenciais para a tomada de decisões econômicas, especialmente em setores sazonais como o agropecuário, onde prever indicadores financeiros é vital para o planejamento estratégico das empresas. No Brasil, a falta de dados oficiais de consumo atualizados dificulta a tomada de decisão. Este estudo visa prever as receitas de vendas de produtos lácteos no Brasil, combinando dados de renda e população com o interesse do consumidor disponível no Google Trends. Foram utilizados dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE, de 2014 a 2022, para leite condensado, manteiga, leite pasteurizado, queijos e iogurte. As variáveis de renda e população foram coletadas da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) e do Censo Demográfico, ambos do IBGE. O método de amortecimento exponencial foi empregado para estimar as séries temporais. Os resultados indicam aumento na receita de vendas para todos os produtos estudados. Queijos e iogurtes apresentaram as maiores estimativas para 2023 e 2024, com crescimento de mais de 10% ao ano. Leite condensado e leite pasteurizado mostraram estimativas de crescimento menor. Os resultados estão em linha com as últimas pesquisas privadas de consumo no Brasil, indicando que, apesar do aumento dos preços, a demanda por laticínios está se mantendo. Dessa forma, o uso do Google Trends como variável adicional foi um avanço significativo, permitindo ajustar melhor as estratégias de produção e marketing às tendências emergentes, auxiliando os produtores a se posicionarem proativamente diante das mudanças no comportamento do consumidor.

Ano de publicação: 2024

Tipo de publicação: Artigo em anais e proceedings

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