Egressos da Associada Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): caminhos Pós-ProfCiAmb.
Egressos da Associada Universidade Federal de Pernambuco (UFPE): caminhos Pós-ProfCiAmb.
Autoria: CARVALHO, H.; WANDENESS, A. P.; SILVA, A. F.; GOMES, B. S.; COSTAS, C. P. A.; MACHADO, D. C.; ALMEIDA, J. S. de; AQUINO, K. A. da S.; PAIVA, L. M.; OLIVEIRA, L. J. de; ROCHA, M. A. G.; SANTANA, O. A.; CABRAL FILHO, P. E.; SOUZA, T. E. M. dos S.; COSTA, V. S. de O.; GUIMARÃES, W. N. R.
Resumo: Desde 1975, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação, implementou os Planos Nacionais da Pós-Graduação (PNPG). Desde então, houve: i. cinco PNPGs consolidados – PNPG. 1975-1979, PNPG 1982-1985, PNPG 1986-1989, PNPG 2005-2010 e PNPG 2011-2020; ii. um em comissão e não tramitado (PNPG 2011-2030); e iii. um em consulta pública e não consolidado (PNPG 2024-2028)17. O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) tem um papel basilar de capacitação e qualificação do recém-graduado que opte por atuar nos setores científicos e tecnológicos, com sua imediata inserção profissional18, texto comum em todos os PNPGs. A demanda por especialistas, mestres e doutores no Brasil, nas décadas de 1970/1980 e início do século XXI, praticamente absorviam os egressos do SNPG e uma massa de pós-graduados que se qualificaram no exterior19. Nestes períodos, o foco foi ter titulados para ocuparem as vagas ociosas e criadas em períodos de expansão universitária e de escolas técnicas no Brasil. Comprovadamente, onde se instalavam e expandiam novos campi, ocorreu desenvolvimento socioeconômico local e regional. A partir desta motivação, o SNPG clama por uma sistematização acurada de indicadores avaliativos das ações e produções do elo mais importante para que os objetivos mencionados se concretizem: o egresso do SNPG23. A Associada Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiAmb) visa esta sistematização a partir de indicadores utilizados pelas áreas de avaliação da Capes, pela literatura e de parâmetros internacionais de avaliação das pós-graduações. Neste capítulo, além deste objetivo, analisaram-se os dados sobre os 94 egressos (sete turmas – Tabela 1) do ProfCiAmb/UFPE e sua conexão continuada com o programa, de forma quantitativa e qualitativa.
Ano de publicação: 2024
Tipo de publicação: Parte de livro (capítulos de livros, trabalhos e resumos publicados em anais ou em coletâneas)
Unidade: Embrapa Semiárido
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