Música popular: janela-espelho entre o Brasil e o mundo.

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

imagem

Autoria: CAVALCANTI, A. R.

Resumo: Introdução e referencial teórico: Artistas e intelectuais; Contradições intrínsecas; Três discursos; O universal e o nacional; Campo e habitus; Campo em transformação; Distinção; Matriz cultural; O conceito de indústria cultural e a música popular; Preâmbulo de crítica ao conceito de indústria cultural: Benjamin; As críticas de Morin e de Eco; Os estudos culturais; O signo monolítico de Saussure; O signo triádico de Pierce; O signo ideológico de Bakhtin e Volochínov, O artista-intelectual, o público e a indústria; Roteiro metodológico; Os atores da bossa nova; O núcleo denso da bossa nova; Ser ou não ser bossa nova; Conclusão parcial; Condições de emergência e consagração da bossa nova; As gravadoras e a dinâmica de ajustamento/desajustamento; A estética bossanovista; Possíveis noções de Brasil; País fundadores; Lutas na imprensa; Matriz cultural da bossa nova; Contradições intrínsecas: da bossa nova à MPB; O povo; Os estudantes; Os estudantes encontram o povo; Comunistas organizam a cultura; A contradição nacional-popular; A contradição tropicalista e sua matriz cultural; Depois do exílio, a articulação da MPB; Conclusão: Já temos um passado.

Ano de publicação: 2007

Tipo de publicação: Teses

Observações

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

 


Acesse outras publicações

Acesse a Base de Dados da Pesquisa Agropecuária (BDPA) para consultar o acervo completo das bibliotecas da Embrapa.