Alimentos orgânicos: oportunidades de mercado e desafios.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): WANDER, A. E.; LACERDA, A. C. V.; FREITAS, F. C. de; DIDONET, A. D.; DIDONET, C. C. G. M.

Summary: Nos últimos anos tem crescido a importância dos alimentos orgânicos em diferentes países. Diversos estudos, em diferentes capitais brasileiras, demonstram um aumento do interesse dos consumidores por esse tipo de alimento. O presente trabalho visa a identificar os principais fatores que inibem o consumo de alimentos orgânicos na região metropolitana de Goiânia, e a apontar elementos para formulação de estratégias de inserção de orgânicos no mercado de alimentos. Foram entrevistadas 346 pessoas selecionadas de forma aleatória, mediante o uso de questionário estruturado. Dessa amostra, aproximadamente 20% consome alimentos orgânicos regularmente há mais de um ano. Entre os fatores que mais estimulam os consumidores a adquirir alimentos orgânicos estão a preocupação com a saúde pessoal e familiar (36,5%); o sabor, a cor, o tamanho ou a consistência dos produtos (25,4%); bem como a garantia de procedência dos produtos (18,8%). Em contrapartida, os consumidores apontaram também alguns fatores que estariam limitando o consumo de alimentos orgânicos: a) o preço elevado (38,4%); b) a dificuldade de encontrar os produtos no mercado (28,3%); e c) a falta de informações sobre os produtos (18,8%). Conclui-se, assim, que as ações voltadas para a promoção de alimentos orgânicos deveriam enfocar mais esses aspectos.

Publication year: 2007

Types of publication: Journal article

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.