Análise de crescimento em capim-Tanzânia nos sistemas de plantio solteiro e consórcio com leguminosas.

Enter multiple e-mails separated by comma.

imagem

Author(s): ROSA, S. R. A. da; CASTRO, T. de A. P. e; OLIVEIRA, I. P. de

Summary: Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito da competição no crescimento da gramínea forrageira Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia em consórcio com as leguminosas forrageiras Stylosanthes guianensis cv. Mineirão e Neonotonia wightii cv. comum, nos sistemas de plantio solteiro e consórcio. O delineamento experimental foi o em blocos casualizados, com quatro repetições e os seguintes tratamentos: Tanzânia em sistema solteiro de plantio; Tanzânia em consórcio com soja perene; e Tanzânia em consórcio com estilozantes. Considerando que a TCC máxima (kg.ha-1.dia-1) do Tanzânia foi obtida aos 84 DAE, o IAF observado nessa mesma data correspondeu ao IAF ótimo. Isso demonstra que os consórcios não afetaram o ciclo dessa gramínea, mas sim no que se refere aos valores obtidos para TCC e IAF, principalmente no consórcio do Tanzânia com estilozantes. O baixo valor observado para Tanzânia no consórcio com soja perene evidencia o efeito de inibição mútua. Desse modo, em relação à TCC e MS, os baixos valores observados para a Tanzânia no consórcio com soja perene sugerem um efeito supressor, promovido pela referida leguminosa. PALAVRAS-CHAVES: Índice de área foliar (IAF), Neonotonia wightii, Panicum maximum, Stylosanthes guianensis, taxa de crescimento da cultura (TCC).

Publication year: 2007

Types of publication: Journal article

Observation

Some of Embrapa's publications are published as ePub files. To read them, use or download one of the following free software options to your computer or mobile device. Android: Google Play Books; IOS: iBooks; Windows and Linux: Calibre.

 


Access other publications

Access the Agricultural Research Database (BDPA) to consult Embrapa's full library collection and records.
Visit Embrapa Bookstore to purchase books and other publications sold by Embrapa.